As coligações e os partidos políticos têm até às 19h o desta quinta-feira (5) para enviar à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, definidos em convenção. Uma novidade deste processo, feito através de um sistema eletrônico, é a obrigatoriedade de anexo da proposta de governo dos candidatos a prefeito. Embora o período para o envio do requerimento tenha iniciado no dia 10 de junho, muitos candidatos deixaram tudo para a última hora.

GREVE PODE ATRAPALHAR

A greve dos servidores do Judiciário em todo país pode atrapalhar os registros de candidaturas de prefeitos e vereadores. Segundo o TRE da Bahia, pouco mais de 1% dos registros de candidatura foram efetivados em todo o País. Em contato com o Cartório da 140ª Zona Eleitoral, os servidores de Itapetinga não deverão aderir à paralização.

IMPUGNAÇÕES

O prazo para impugnar candidaturas é de cinco dias, contados a partir da publicação do Edital de Registro do Candidato, pelo Cartório Eleitoral, podendo ser exercido por candidatos, partidos e coligações. Qualquer eleitor do município também poderá apresentar ao Cartório Eleitoral ‘Notícia de Inelegibilidade’, devidamente fundamentada, que será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral, para formalizar o pedido de impugnação.

Em Itapetinga, tem-se como certa a impugnação de candidaturas importantes, tanto para cargos proporcionais, quanto para cargos majoritários. É só esperar para ver.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!