Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • José Augusto.: Boa noite. Se minha opinião for válida, no histórico anterior,é plausível o Sr Hagge,diminuir o seu...
  • Kallyny: A mais tempo,se tivesse deixado antes disso,não faria falta.
  • Sandra: Segundo alguns políticos do PT que estão indo aos meios de comunicação, disse que não tem nada disso de...
  • Servidor público: A propósito o prefeito já renovou ou ainda vai renovar o decreto da quarentena? Vale até qdo?
  • Espectador: Olha, tenho Empresa e estou em dificuldade, esse é um ponto. Mas Itapetinga ainda não recebeu nenhum...
  • Evanilson Pereira De Oliveira: Será que os ônibus intermunicipal vão voltar segunda também
  • Niala: O prefeito de Itapetinga deveria distribuir a merenda escolar pra todas as famílias que estão sem aula a...
  • Tina: Parabéns,Rodrigo.mas este seu secretário,Almeida,não o colocaria pra disputa agora não.gente honesta.
  • Natlm: Desses três candidatos, na minha opinião, O jovem Luciano Almeida,é um dos mais bem preparados.Parece ser um...
  • jose´antonio: Este vieram em um veiculo co placa de salvador, venham verificar para depois não chorar o leite...
  • jose´antonio: Aqui na rua Macarani chegaram um carro lotado de pessoas de Salvador, o mesmos furaram a barreira e a?
  • Servidor público: Sr Davi,o Sr sabe informar sobre o decreto do Estado? Se as referidas repartições publicas tem...
  • Davi Ferraz: ‘Servidor Público’, as repartições públicas seguem as determinações de cada esfera de...
  • Servidor público: Repartições públicas como fórum, TRT, Ponto Sac,como fica com o decreto da prefeitura?
  • Sandra: Os militantes petistas estão irritados dizendo que tem politiqueiros fazendo pânico alarde, creio que os que...
leitores online


MACARANI: AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

cidade de Macarani

 

Projetando a Macarani do futuro, a prefeitura municipal teve aprovado pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional de Saúde, projeto para ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade, que garantirá o abastecimento da população pelos próximos 50 anos.

O convênio de nº 671772 estabelece a construção de dois reservatórios de 500 mil litros de água cada, perfazendo um milhão de litros, que serão construídos no morro do cruzeiro, que fica localizado nas proximidades do Bairro Sobral Bentes.

Os novos reservatórios serão construídos com fundação de concreto de alta resistência na forma cilíndrica, estrutura toda em aço, com pintura interna e externa efetuada em material especial para garantir a impermeabilidade. Na atualidade, a água é considerada um bem muito valioso, e água potável então, um grande desafio urbano. A cidade de Macarani cresce a cada dia e o atual sistema de abastecimento, certamente, estará defasado em poucos anos, daí a iniciativa da prefeitura em antecipar o futuro e garantir o líquido precioso que será consumido pelas gerações vindouras.

A empresa que construirá a obra será escolhida através de licitação e terá prazo fixado em edital para inicio e término do trabalho. Os novos reservatórios terão prioridade vital para a comunidade, pois acabará com os chamados “rodízios” que o SAAE é obrigado a fazer atualmente para garantir o abastecimento à população, uma vez que o sistema atual estar defasado e já não atende 100% da cidade.

Este foi um projeto fácil de conseguir, segundo assinalou Lucas Rios, responsável direto pelo levantamento de documentação exigido pela FUNASA para liberá-lo. A prefeitura teve que obedecer a inúmeros critérios preconizados não apenas pela Fundação Nacional de Saúde, mas também ao Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, que controla o uso racional e integrado dos recursos hídricos, com vistas ao desenvolvimento sustentável e, por último, a preservação e a defesa contra eventos hidrológicos críticos, quer sejam de origem natural, quer decorrentes do uso inadequado, não só das águas, mas também dos demais recursos naturais.

“Pela sua complexidade, a prefeitura contratou uma empresa especializada para cuidar da elaboração do projeto, entretanto, tivemos que acompanhar pessoalmente o seu trâmite e recompor alguns documentos à medida que estes eram exigidos”, assinalou o projetista Lucas Rios, que se empenhou de forma plausível pela liberação do convênio, tendo que viajar várias vezes à Superintendência da FUNASA, em Salvador, para cobrar celeridade na aprovação do projeto.

Pela posição topográfica do local onde os reservatórios serão construídos, a água chegará aos mesmos por bombeamento, após passar pela central de tratamento químico do SAAE. A distribuição será por gravidade, de forma segura e eficiente de forma a garantir o abastecimento, sem interrupção, 24 horas por dia, para todos os usuários da cidade.

O prefeito Carlinhos comemorou mais esta conquista do seu governo. “Isso é qualidade de vida e motivo de sobra para comemorar e agradecer a todos que nos ajudaram em mais esta conquista, pois nunca na recente história do nosso município, Macarani recebeu tantos investimentos e atenção por parte da administração pública municipal, como em nosso governo”. Enfatizou o prefeito.

ASCOM JOTA SANTOS

1 resposta para “MACARANI: AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA”

  • Insastifeita says:

    Parabéns Carlinhos. Não o conheço mas tem a minha admiração. O prefeito de Itapetinga precisa tomar umas aulas com vc para aprender a trabalhar com honestidade.Pois desde quando estouram roubos na Prefeitura o prefeito é que responde. Que Deus te abneçoe grandemente Carlinhos…

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia