A prefeitura de Macarani comemorou com a comunidade os 68 anos de emancipação/política do município com muita festa e inauguração de importantes obras, que se somam a tantas outras já entregues à população e que tem elevado Macarani à condição de cidade que mais cresce no interior da Bahia.

A primeira inauguração foi o Centro de Inclusão digital comunitário que vai atender estudantes do Bairro Marjorie Parque, o mais populoso da cidade. Atendendo ao chamamento da administração, uma multidão se formou frente ao local e, após a inauguração, puderam conferir a estrutura moderna do Telecentro, construído com recursos próprios da prefeitura. Os equipamentos foram cedidos pelo Ministério das Comunicações e somam 11 computadores de última geração e internet banda larga via satélite.

Em seguida, o prefeito Carlinhos entregou à população a sede da Guarda Civil Municipal, também no Marjorie Parque, localidade onde se tem verificado um maior número de incidentes entre pessoas, principalmente jovens, o que deverá desaparecer com a presença da GCM, cuja função será auxiliar as policias civil e militar no trabalho de segurança pública. A Guarda Municipal conta com um efetivo inicial de 35 policiais, sendo 08 mulheres. A prefeitura comprou um Fiat Uno e o padronizou para ser utilizado em rondas e urgência e, segundo o prefeito Carlinhos, duas motos serão adquiridas para facilitar o acesso dos GCMs no trabalho de patrulhamento. O comando da Guarda é do Policial Militar Marcos Humberto (Marcão).

A população comparecer em massa para prestigiar o evento e agradeceu ao prefeito por esta importante ação que, certamente, dará mais tranquilidade a comunidade, em especial, aos moradores do Marjorie.

Em comitiva, acompanhado pelo povão, o prefeito Carlinhos seguiu para o Bairro Santa Elizabete onde inaugurou a Praça José Tibério. O espaço era abandonado e escuro o que facilitava a ação de vândalos e pessoas mal intencionadas. Num encontro com os moradores da localidade, foi pedido ao prefeito a infraestrutura do local, o que foram prontamente atendidos com o comprometimento de inauguração em 90 dias, como aconteceu.

Uma moderna praça foi construída com recursos próprios para alegria dos habitantes da localidade. Foi incluído no projeto rampa de acesso para deficientes físicos, bancos de descanso, iluminação especial, canteiros urbanizados e árvores ornamentais. No ato inaugural, o ex-prefeito Armando Porto fez uso da palavra e destacou o empenho da atual administração em manter um cronograma de obras a cada três meses. “São tantas obras Carlinhos, que é preciso listá-las para divulgar”, disse ele, que conclamou os moradores “a ajudar a administração no cuidado com os bens públicos”.

Por último, foi inaugurado o esperado PSF do centro da cidade. O Centro de Saúde recebeu, por Lei, o nome de Landulfo Fernandes, vereador eleito nas últimas eleições e que morreu no ano passado. A família do homenageado foi convidada e agradeceu ao prefeito pela lembrança. A viúva do ex-vereador, Taty Fernandes, em seu discurso, fez uma breve biografia de Landulfo, destacando suas qualidades como pessoa, esposo e político.

A diretora da 14ª DIRES Carolina Rebouças compareceu ao ato inaugural, acompanhada do técnico Derisval Santos que destacou, em discurso, a seriedade com que a administração de Macarani trata as ações do SUS. Ele enalteceu a qualidade da obra e sua importância para a comunidade local.

O ex-prefeito Armando Porto voltou a fazer uso da palavra, desta vez, para conclamar a população a lutar pela continuidade “desse projeto político que vem transformando Macarani. O número de construções ou reformas pela cidade é o mais forte indicativo do crescimento da cidade e isso se deve ao empenho do prefeito em construir obras de qualidade e entregar à população em inaugurações que se sucedem. Esse é o projeto do nosso grupo e a população precisa ser parceira para que o município continue crescendo”.

A secretária municipal de saúde, Rosa Damasceno, agradeceu ao prefeito pelos investimentos feitos em sua pasta e destacou a importância da Unidade de Saúde para a população do centro da cidade.

O prefeito Carlinhos encerrou a solenidade enaltecendo a importância do ex-vereador Landulfo Fernandes no contexto político municipal, por isso a indicação do seu nome ao PSF ora inaugurado. Sobre a Unidade de Saúde, o gestor municipal agradeceu o empenho dos profissionais que o erigiram. O PSF impressiona pela arquitetura moderna e arrojada, estampada já na entrada de portas de vidro e recepção com TV e cadeiras de almofada, salas de enfermagem, esterilização, farmácia, consultórios ginecológico, clínico e odontológico e espaço didático de saúde bucal e escovação.

O prefeito Carlinhos aproveitou da oportunidade para anunciar a construção de um novo PSF no Bairro Marjorie Parque e a conclusão, em breve, da Unidade do Bairro Sobral Bentes. “Estamos trabalhando muito para que Macarani seja uma cidade melhor para se viver” Concluiu o prefeito Carlinhos.

Ascom Jota Santos