novembro 2011
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Anonymous: Meu caro editor,o data folha já mostrou a mais nova pesquisa é vinte e um pontos de diferença e lula ,o...
  • Jorge: Só não entendo porque o SAAE não disponibiliza débito automático como todos os outros serviços.
  • Anonymous: Vc não está atualizado? Não tem visto às pesquisas..mas entendi, vc não vota no Lula.
  • Fernando: Acho interessante ainda terem coragem de postar isso vendo que e mais fácil assumir que não se tem a cura a...
  • Cadê o forró: É uma pena uma festa junina sem forró. com exceção de Juá da Bahia. Esses outros “artistas”...
  • Retado: O(s) empresário(s) de algumas bandas contratadas devem ser mágicos pq as bandas não fazem sucesso nenhum, não...
  • Luiz: Que manchete mais tendenciosa e sacana, Itapetinga merecia uma imprensa mais responsável.
  • Anônimo: Davi. Não foi assalto. Simplesmente os garotos foram socializar os celulares e logo em seguida devolveram...
  • Anonymous: Poltronas quebradas, carros sem descanso dos pés.
  • Turab molay: Moro no Clerolandia desde criança um dos bairros esquecidos pela a administração pública, via chico...
  • Jorge: Essa avenida é de exclusivo interesse do município de itapetinga, os moradores e comerciantes dessa avenida...
  • Anonymous: Senhor sabe tudo,se vc no alto da sua sabedoria entendesse um mínimo de administração pública,não tava...
  • Davi Ferraz: Póca urna querendo aparecer. Tiro surdo…
  • Retado: Davi, que história é essa que um tal vereador sem expressividade será candidato a vice governador? Notícia...
  • Anonymous: Deixa de ser ignorante cidadão! Ele tem feito o que está dentro de suas diretrizes, se fosse tão simples...
leitores online


O QUE TEM A VER O PREFEITO ADROALDO, OS BICHOS E SÃO FRANCISCO DE ASSIS?

Passei a compreender a devoção que o prefeito Adroaldo tem por São Francisco de Assis agora, com certo atraso, confesso. Afinal a inteligência, esse dom, que uns nascem com ela e, outros não, que é o meu caso. Sofro mais que muleta em sovaco de aleijado, para consegui uma fagulha dela e, com isso, sobreviver nessa selva de homens e de ratos, nessa floresta de lobos e hienas com um apetite sem igual diante de uma charqueada pública de que todos nós fazemos parte.

A inteligência, o dom do discernimento das coisas, são dons de Deus e a gente não os compra em feira, nem se acham por aí, não. Tive que queimar as pestanas noite à dentro, torrando neurônios lendo poesia das melhores (poesia é reunião de todas as filosofias), Borges, Milton, Baudelaire, Augusto dos anjos, entre tantos da mais fina cepa, me vali de leituras dessas feras e fiz um esforço tremendo, para me achar num deles, me contentando em tocar suas vestes. Só me acho. Talento que é bom, nada. Tenho consciência que não chego aos pés de nenhum deles. Se chegasse, talvez beijasse seus pés e cairia morto de tanta luz. Penei e continuo minha escalada à penha dos martírios, tentando obter um dedal desse dom, só reservado a poucos. Ralei muito para alcançar um pouco de compreensão do mundo em que ordinariamente convivo. Tive muitas dificuldades para fazer a leitura das coisas mais fáceis e, muito mais tormentos para compreender alguns mistérios que dentre alguns, que compõe o nosso universo da fé, um com certeza me atormentou e exerceu igual fascínio, talvez o que mais me faz queimar fusíveis e neurônios na caixa craniana: A inabalável fé e a fervorosa devoção do prefeito Adroaldo por São Francisco de Assis. Eu soube que em recente visita a Itália, por ocasião do “Prêmio internacional”, que recebeu o nosso “bondoso e magnânimo” prefeito, na cidade de Colônia na Alemanha. Ele, Adroaldo, deu um pulinho até Assis, cidade natal de Francisco, o santo, para pagar promessas e ficar devendo ainda mais, porque são muitos os pecados do seu governo cometidos contra o povo, motivo também que o fará retornar à Itália o ano que vem (agora em romaria), é claro. Todo mundo de chapéu de romeiros pagadores de promessas, uma estrelinha do PT gravado nas fibras da palha ou do sisal, em ocupação maciça dos pátios dos aeroportos de Ilhéus e Porto Seguro. É a Alegoria e a exaltação da carne-de-sol, invadindo a Europa como nunca se viu.

Como já abrira o caminho, o prefeito, agora, gozando da vida boa que leva, faz com que a Itália fique bem pertinho, é só atravessar a ponte.

São Francisco de Assis é, depois do Cristo, o maior santo da Igreja católica. Homem que muito contribuiu para semear a paz no mundo, a propósito, a Oração de São Francisco é uma das mais belas mensagens do que representa o verdadeiro pensamento cristão. São Francisco de Assis largou toda riqueza que tinha e foi viver com os animais, os bichos da floresta, com os pobres e os passarinhos. São Francisco naquela época, já era o próprio movimento ecológico encarnado em sua pessoa e em sua vida, um olhar iluminado preservando a natureza, isso por volta do ano de 1200.

O prefeito Adroaldo fez igual contrato de devoção com anatureza e com os bichos: Em sua vida como cidadão comum, sempre militou na esquerda, junto comigo e outros poucos companheiros, que queria para Itororó algo profundo em matéria de política, baseado em ensinamentos do santo de Assis. Mas Adroaldo logo que se elegeu, mudou a natureza, dividiu Itororó em duas partes: os bichos e os pobres. Fez tudo ao contrário de São Francisco, Adroaldo preferiu ficar com os bichos. Enquanto são Francisco alimentava os passarinhos com sua fé e sua esperança, Adroaldo alimenta os bichos, as feras vorazes da política de Itororó com o dinheiro que deveria ser destinado aos pobres e aos pequeninos de nossa cidade.

Os bichos ocuparam a prefeitura de Itororó com a conivência do prefeito Adroaldo. Eles, os predadores vorazes do dinheiro público, os que se alimentam do sangue e do suor do povo sem nenhuma parcimônia ou moderação. Ele, o chefe da repartição, o que não tem piedade de ninguém em matéria de política. Confessor público: Gaba-se prefeito de uma cidade, onde ele faz embaixadinhas com a lei, além de deitar e rolar com esta esfera, o faz com traquejo de cátedra, como Neimar ou Messi faz com a pelota. O prefeito em sua indiscreta ostentação de opulência e poder, ao estender as mãos às elites econômicas do município, diz ele, conceber com todos os pecados capitais a criação de um “grupo”, e está mesmo. Um grupo de bichos que a cada governo que passa se perpetua no poder e, a promessa de um governo justo, de esquerda, como ele tantas vezes nos esperançou, cada vez mais se distancia de nós e governos como o de Adroaldo se tornam uma ameaça cruel e permanente contra o povo.

Por amar demais os bichos e sendo esse governo, fonte inesgotável na amamentação. Todo dia chega um bicho novo para mamar nas doces tetas da pobre ama de leite, a Prefeitura Municipal.

Fico a imaginar que, se na hierarquia dos canonizados pela Santa Madre Igreja Católica, Adroaldo fosse devoto de um santo de importância menor.

Milton Marinho

10 respostas para “O QUE TEM A VER O PREFEITO ADROALDO, OS BICHOS E SÃO FRANCISCO DE ASSIS?”

  • Sou Eu!! says:

    Pelo o que eu conheço da vida de “São Francisco de Assis” este prefeito estar muito longe de ser si quer amigo de um franciscano de verdade quanto mais um devoto de um Santo de tanta importancia, eu acho que ele deveto de “Francisco de Assis” mas o maniaco do parte aquele que cruelmente … mulheres em São Paulo

  • Karlos Henrique (fictício) says:

    Veja bem, a situação política do prefeito de Itororó não é dada boa, porém ele está se saindo de todas por causa da falta de arrumação das oposições. Em janeiro as oposições devem está reunidaS em torno de um único nome. Mas e aí? Quem para ser candidato?

    É preciso um nome novo, que traga confiança, que seja centrado, nem radical demais, nem “mole” demais. É preciso, necessário e urgente que os líderes das oposições fundem-se em apenas uma oposição, que parem de uma vez por todas com essa morosidade e comecem a arregaçar as mangas e entrar na disputa política eleitoral de 2012.

    Textos ou coisas do tipo não irá derrotá-lo, mas sim a articulação, está na hora das oposições esquecerem o ódio e colocar em prática a estratégia de como derrubar o atual prefeito, que tem uma avaliação pessoal muito ruim, seu governo é bem avaliado em torno dos 53%, mas sua avaliação pessoal não passa dos 38%, isso mostra a fraqueza do líder que só tem liderados por da-los conveniência financeira.

    Hoje a oposição ganharia mais ao lançar um nome neutro, que pode ser feito nesses próximos 10 meses, do que lançar nomes que já passaram ou se colocam como super radicais, certamente a derrotaria viria a cavalo.

    A oposição deve poupar alguns membros do governo, que têm chances de ir para oposição, atacar essas pessoas só fortalece o grupo político do prefeito que por certo se sentirá desafiado. A parte finanças sim, deve ser atacada, é um governo desajustado, sem equilíbrio financeiro, e centralizado na mão de dois “ratos” (perdoem-me os ratos). Deveriam entrar com um processo de enriquecimento ilícito contra esses dois, já que o prefeito é bem mais esperto que eles e como bem diz Milton, se faz de franciscano.

    A questão no governo Adroaldo Almeida é lógico e claro, falta comando, o bobo da corte que tem lá não passa de um pateta deslumbrado com o poder, que passará assim como ele.

    OU A OPOSIÇÃO SE UNE DE VERDADE OU ITORORÓ FICARÁ MAIS 4 OU 5 ANOS
    ENTREGUE AO FASCISMO, A MANIPULAÇÃO E PORQUE NÃO DIZER A UMA DITADURA “BRANCA”.

  • Concordo como senhor Davi, acho que o atual diretor da comutram nao deveria ter ido a radio. Pois pior que a comutram tava nao fica. Isso é impossivel! Pois aquilo era uma tremenda bagunça, o pessoal antes so pensava em farra tudo era motivo de festa… nao se fasia nada, nao se pregava um prego sem ter farra. nao é atoa que existia a urbistram. Na comutram era CARNAVAL o ano todo….

  • ESMERALDA says:

    PARABENS,VOCE NÃO SO É CAPACITADO;COMO BOM ENTENDEDOR DOS PROBLEMAS DESSE POVO.VOCÊ É SIMPLISMENTE FERA.

  • Fugueteiro!!!! says:

    Rapaz kd o SAMU de Itororó que nunca funciona? será que vai esperar Milton Marinha ganhar para prefeito para o serviço funcionar na terra da carne de sol, ai Milton seria uma otima só assim mandariarmos este postulante a jumento para caixa prego…

  • Rodrigo says:

    O Milton pq tu não procura o que fazer ao ivez de ficar comparando o prefeito. Toda semana tu procura algo para atingir o prefeito mais fique sabendo que o ibope dele ta crencendo e para melhor.
    Pelo a leitura que vejo de seus textos me deixa a pensar que vc é pior do que adroaldo. Se vc tivesse no poder o povo de itororo estaria na miseria. Mais como diz o ditado popular Deus não dá asa a cobra.
    Abraçosss!

  • humhum says:

    Lindo o texto mas sem acidez. Milton fala às elites, comenta aos abastados da leitura mas esquece que a grande plebe não entende o que ele diz.
    Por que não fala clraramente quem são os ratos, se é que eles existem?
    Por que não traz a público o nome ou alcunha daqueles que ele julga estar roubando o erário público?
    Em suma, vá se catar Milton, ou fala claramente ou deixe de escrever esses textos recehados de prosopopéias.
    No mais, tudo tranquilo na doce e agradável Itororó.

  • jorge says:

    se o povo quiser, até um macaco derrotará o prefeito Adroaldo!

  • LANDO ALVES says:

    O texto de Milton é para os formadores de opinião, é metafórico. não é para o povão.”hum” porque prefeitos como Adroaldo investem em outras coisas e esquecem a educação. O cara lá das “64” casas não sabe o que é blog, portanto se voce tiver alguma lucidez cultural, está sabendo bem do que Milton está falando e, certamente não faz parte do povão que não entende por não ter acesso à essas mídias onde Milton Marinho aborda com sua faca irônica e cortante o governo e sua corja. Visite o “minha casa minha vida” do seu prefeito e veja como é doce e agradável morara em Itororó.

  • chico says:

    Lando Concordo plenamente com vossa senhoria, mas advirto que para ganhar uma eleição o publico alvo é outro visto que as elites locais, tem um certo pé atras com Milton, o que não tem sentido, visto que o mesmo é o melhor nome para as oposições.Consiente do seu proposito conhece o adversario e pode muito bem debater sobre qualquer assunto com o atual prefeito e sair muito bem.Coisa que é praticamente impossivel para qualquer outro candidato, basta ver o que oprefeito vem fazendo com os seus pricipais adversarios que são os dois exprefeitos de Itororo.Quanto aos bichos, deus nos livre de todos eles. Amen.

Deixe seu comentário


  • 24 de maio de 2022 | 10:06


  • 29 de abril de 2022 | 10:42

  • ESPAÇO RECANTO MARINHO
    29 de março de 2022 | 00:43

  • MORADA DO PARQUE
    29 de março de 2022 | 00:04


  • 28 de março de 2022 | 23:37


  • 27 de março de 2022 | 01:11


  • 27 de março de 2022 | 00:52


  • 26 de março de 2022 | 01:20

  • RODRIGO TÁ FECHADO COM PEDRO TAVARES
    14 de fevereiro de 2022 | 22:34

    Outra especulação sem pé nem cabeça tenta por em dúvida o apoio de Rodrigo Hagge ao deputado Pedro Tavares (DEM), o que não tem cabimento a essa altura do campeonato. Rodrigo tem reiterado o seu apoio ao deputado Pedro Tavares, que tem desempenhado um excelente trabalho em defesa das pautas de Itapetinga na Assembleia Legislativa e junto aos órgãos governamentais, gozando da inteira confiança de Rodrigo e do grupo. Não tem concorrente à altura no município e será reeleito com grande votação. O resto é conversa besta de quem não tem informação segura e só vive de intriga…

  • RODRIGO FICA E NÃO ABRE
    14 de fevereiro de 2022 | 21:40

    Pela milésima vez, especulam sobre uma improvável candidatura do Rodrigo Hagge a deputado estadual ou federal, interrompendo o seu mandato de prefeito faltando 2 anos e 8 meses do final, que só ocorrerá em 31 de dezembro 2026. Dois fatores são determinantes para que ele continue no cargo de prefeito, sem se arriscar numa aventura que pode não dar certo: 1º – o compromisso assumido com a população durante sua campanha para prefeito: 2º – a falta de articulação para construção de bases eleitorais em outros municípios, capazes de garantir sucesso numa eleição disputadíssima para o legislativo. Rodrigo vai longe, mas pode esperar mais um pouco.

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia