Panetta: ameaças de dentro do fórum e do presídio (Foto A Região).

ITABUNA: Apontada por Veja como campeão em mortalidade infantil e vice em homicídios para municípios acima de 200 mil habitantes, Itabuna também aparece em outra publicação nacional. Negativamente.

Voltada para o universo feminino e tendo  1,8 milhão de leitoras, a revista Cláudia, também da editora Abril, destaca, na edição comemorativa dos 50 anos de circulação, as ameaças de morte à titular da Vara do Júri e Execuções Penais, Cláudia Panetta.

A reportagem traz depoimentos de várias magistradas em risco no país. Até o final de setembro, o país tinha, pelo menos, 134 juízes correndo risco de perder a vida, dos quais 43 são mulheres.

A revista cita ameaças da escrivã Sádia Pitanga, presa em outubro do ano passado e condenada a seis anos de prisão, e de movimentações de facções criminosas ligadas à escrivã para promover atentado contra Cláudia Panetta e um delegado.

Destaca a revista: “Na terra do escritor baiano Jorge Amado, Itabuna, de passado elegante e rico pelo cacau que produziu, a juíza Cláudia Panetta, 40 anos, encontrou em 2009 um dos maiores índices nacionais de assassinatos na faixa de 18 a 27 anos e… a ramificação da bandidagem dentro do fórum. Uma escrivã do cartório, que se dizia protegida por gente influente da cidade, estava envolvida até a medula com líderes do crime organizado. Ela dificultava todas as ações da juíza.

Até ser presa, em outubro de 2010, com 30 suspeitos, a funcionária orquestrou um esquema de pressão demolidora sobre a magistrada. Num telefonema, mencionou as gêmeas da juíza, então com 2 anos: “Pelo amor que a senhora tem às suas filhas… pare de me perseguir”.

Um dos estagiários de Cláudia foi agredido fisicamente e o Conjunto Penal, endereço de 930 marginais, entrou em ebulição. “Sou juíza corregedora, e esses presos estão sob a minha jurisdição. Correu ali a notícia de que minha cabeça estava rolando e de que, numa reunião, líderes de facções criminosas haviam decidido realizar um atentado contra mim e um delegado de polícia”, recorda.

A presidente do TJ-BA, Telma Laura Britto, identificou o perigo e determinou uma escolta. Perguntou para a juíza: “A senhora anda armada?”. Cláudia respondeu: “Sim, com uma pistola 380″. “Tem receio de continuar?”. E ela, ligeira: “Não tenho medo. Tenho cautela. Jamais me deixarei dominar pelo poder do mal. Vou em frente”.

Pimenta

Compartilhe em suas redes sociais!