ponte salvador-itaparica (Foto: Reprodução/Tv Bahia)

O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (29) a construção de uma ponte de 12 km que irá ligar Salvador à Ilha de Itaparica a partir de 2018. Em uma cerimônia que reuniu o secretario estadual de planejamento Zezéu Ribeiro, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique, foi apresentado um projeto inicial da obra.

Dois consórcios já apresentaram projetos para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). As empresas realizaram por conta própria estudos de viabilidade técnica e o projeto escolhido pelo governo foi o do consórcio formado pelas construtoras OAS, Camargo e Corrêa, e Odebrecht.

A ponte sairá de Salvador, em uma área entre o porto e o terminal de São Joaquim, e chegará à Ilha num local entre o terminal de Bom Despacho e o Distrito de Gameleira. De acordo com o projeto, a ponte terá 11.700 km de extensão, 70 m de altura, seis faixas de tráfego e uma área móvel de 160 metros. No trecho próximo à Ilha será aberta uma passagem de embarcações mais altas. Estão previstas ainda a duplicação das BA – 01 e BA – 046, entre Bom Despacho e Santo Antônio de Jesus e a construção de uma nova rodovia até o município de Castro Alves.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Compartilhe em suas redes sociais!