De um lado e do outro da rua, mercadorias ocupam as calçadas

 

ITAPETINGA: A rua Monteiro Lobato, no centro de Itapetinga, ainda não se livrou dos abusos de alguns comerciantes, que utilizam as calçadas para exposição e venda de mercadorias, em detrimento dos pedestres, que têm que andar pelo meio da via pública.

Essa prática é antiga e desafia todos os prefeitos, ao longo da história da cidade. Na verdade, ela teve origem na antiga feira-livre da Praça da Bandeira  (hoje Praça da Bíblia), que se estendia pelas ruas adjacentes. A feira se mudou para a Central de Abastecimento desde 1989, mas alguns comerciantes continuam vendendo seus produtos em cima das calçadas, o que não é permitido pelo Código de Posturas Municipal.

A responsabilidade pela fiscalização e ordenamento do uso das vias públicas é exclusiva da prefeitura, que, entra prefeito sai prefeito, continua sem nenhuma fiscalização sobre o comércio formal e informal. Aqui, todo mundo faz o que quer, e nada acontece. Se existe algum fiscal com este tipo de atribuição na prefeitura de Itapetinga, ninguém nunca viu.

Assim, com tanto desleixo e permissividade, quem acaba sendo penalizado é o cidadão honesto, que paga os seus impostos em dia, mas que ninguém respeita os seus direitos.

Por DAVI FERRAZ 

Compartilhe em suas redes sociais!