Solicitei entrevista com a Secretária Kally Cristina. Impossibilitada de comparecer pessoalmente a Secretária designou as coodenadoras, Zoraide da atenção básica, Adriana da atenção especializada e a auditora Marcela, para responderem as minhas perguntas.

1- Quanto ao descredenciamento do Cristo ao SUS? A Secretaria de Saúde de Itapetinga não tem autonomia e nem interesse político no descredenciamento do Cristo. 2- Quanto ao excesso “diferença para mais do que está estipulado em contrato” de atendimentos do Cristo? O aumento da demanda é uma realidade. A Secretaria de Saúde está buscando junto ao governo Estadual o aumento do repasse e a Prefeitura pretende ajudar com a cessão de funcionários. 3- Quanto ao atendimento de pacientes de outras cidades que são “jogados” no Cristo? É preciso ajustar com as Secretarias de Saúde dos municípios vizinhos contrapartida para que os pacientes sejam atendidos. Não é justo onerar o nosso sistema de saúde pública.

O diagnóstico está correto. Precisamos desarmar os espíritos beligerantes. O Cristo está realizando mais atendimentos do que está no contrato e é justo rever e adequar o repasse frente a demanda existente. Saúde pública de qualidade, atendimento digno, interessa a todos nós, ou não? Para que o objetivo de bem servir o cidadão seja alcançado é necessário o entendimento entre a Secretaria de Saúde e o hospital Cristo Redentor. A quem interessa a falência do Cristo? Aqueles que apostam no “quanto pior melhor” outrossim quem quer medicina mercantilista.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!