O curta metragem narra o massacre de 22 membros da familia Ferraz, no final do século XIX, no municipio de Belo Campo

 

De 11 a 22 de maio acontece na França o 64º Festival de Cannes. Durante o anúncio da seleção oficial do evento, uma notícia chamou a atenção. O curta metragem “Tragédia de Tamanduá”, produzido e protagonizado por conquistenses, estará concorrendo no festival.

A película conta a história de uma ferrenha luta entre famílias do Cel. Domingos Ferraz de Araújo e da viúva Lourença de Oliveira Freitas, ambas aparentadas entre si. O fato se deu na fazenda Tamanduá de propriedade daquele coronel, cuja sede se situava no atual município de Belo Campo, outrora distrito de Conquista. Para montar o roteiro do filme, foi realizada profunda e minuciosa pesquisa para tentar localizar as causas da luta entre aquelas duas famílias, mas não se chegou ainda a nenhuma conclusão unânime até hoje. Tudo indica que fora por questões de terras ou “por causa de uma quarta de mandioca”.

O certo é que houveram muitas brigas preliminares antes do confronto que resultou na morte de 22 pessoas. Mesmo depois dessa carnificina, nos 50 anos seguintes, vários remanescentes das famílias envolvidas continuavam perseguidos e mortos.

O filme foi inspirado no livro “O Anjo da Morte contra o Santo Lenho”, de Isnara Pereira Ivo, professora da Uesb. Com informações do Blog da Resenha Geral (Rodrigo Ferraz)

Compartilhe em suas redes sociais!