Na letra da música “Roda Viva” de Chico Buarque, composição feita na época da ditadura militar, diz:
 
“Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu…

A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá …”

Os oito vereadores do PC do B, PT, PMDB e DEM, preferiram ter voz ativa e no destino mandar, bem melhor de que ver a vida estancar derepente, como seria com a eleição de Jacy Almeida. A Roda Viva neste caso, sempre são as forças do atraso, que com dinheiro e pressão carrega nosso destino prá lá.

Quem primeiro ganha com a eleição de João de Deus, é precisamente Itapetinga, que se vê livre do grupo de Jacy/Romildo que só fazem denegrir imagem do legislativo. Na eleição de vereador, Jacy já ficou famoso por arregimentar votos com dinheiro, contratando centenas de cabos eleitorais e boca de urna. Depois de eleito, seu sonho era se tornar presidente da Câmara, como aconteceu no passado, sempre utilizando da máxima de que o “dinheiro tudo pode”. Não mediu esforços, se aliou no primeiro momento ao PMDB para ganhar o voto de João de Deus.

Não conseguindo mudou para o lado do Prefeito JCM, que assumiu compromisso com sua eleição. Do mesmo modo, buscou aliados nada recomendáveis e de reputação questionável como Romildo Teixeira. Como os metódos de seu grupo não são nada democráticos, terminou patrocinando agressão ao advogado Davi Ferraz, em pleno desespero, protestando contra as denúncias do Blogueiro. Este ato foi a gota d água, sepultou de vez suas pretensões.

Ganha o PT original, que passa a demarcar campo com os “paraguaios” e afirmando, não concordar com tudo da administração. Quem perde, é exatamente o Prefeito JCM, que em matéria de articulação política tem ido muito mal (perdeu na esfera municipal a eleição de governador, Presidente no segundo turno e mesa da Câmara). Acumulando derrotas, seus eleitores chegam a comentar: “Nosso grupo não consegue ganhar nem a eleição da Câmara, que horror!.

Perdem também aqueles que só acreditam na força do dinheiro e da chantagem, e insistem em velhos metódos de trocar cargos por apoio político. Vejam que nesta eleição até Secretarias entrou como moeda, para impedir a vitória do bloco oposição.

Enfim a cidade amanheceu aliviada. Gilson de Jesus no final do seu discurso, bradou: viva a liberdade! Chico emocionado afirmou que foi chamado até de traidor. Não poupou elógios ao vereador do PC do B “Que professor é o Gilson!”.

O próximo round é PT versus administração. Comenta-se que petistas históricos, irão apresentar lista de exigências ao prefeito e caso não sejam atendidads, poderá ocorrer rompimento. A essa altura, o Prefeito está torcendo para 2010 acabar logo. Definitivamente não foi seu ano de sorte.

Por José Ferreira (Itapetinga Net)

Compartilhe em suas redes sociais!