Tucanos venceram em V. Conquista, Itapetinga e Itororó, redutos petistas

 

REGIÃO SUDOESTE: Em três cidades próximas, praticamente da mesma região, Vitória da Conquista, Itapetinga e Itororó, o candidato José Serra (PSDB) saiu vitorioso, contra toda uma tendência natural de vitória da candidata eleita Dilma Rousseff. 

Ironicamente, os três municípios são administrados por prefeitos do PT, o que torna mais intrigante ainda a vitória do candidato tucano, cuja estrutura partidária é incipiente nas três cidades. A única análise que se pode fazer a respeito disto é que os dirigentes petistas estão em franco processo de desgaste administrativo e político, levando o eleitorado a expressar seu descontentamento através da urnas.

Em Vitória da Conquista, terceira cidade do Estado, o descontentamento já havia sido manifestado no primeiro turno, quando Serra venceu a eleição no município e o candidato Hérzem Gusmão (PMDB) foi o mais votado para deputado federal. Os candidatos a deputado apoiados pelo Prefeito Guilherme Menezes (PT) obtiveram votações inexpressivas e o partido rachou no meio. De um lado o derrotado Guilherme e do outro os vitoriosos no 1º turno,  Zé Raimundo e Waldenor, todos petistas . Nem mesmo a visita da própria Dilma à cidade conseguiu evitar a derrota, que acabou sendo ampliada para mais de 17 mil votos de frente.

Em Itapetinga, não houve nenhuma surpresa, pois o prefeito José Carlos Moura (PT) não tem demonstrado nenhuma aptidão para o cargo,  e a sua administração é um retumbante desastre, recheado de denúncias de corrupção e todos os tipos de mazelas administrativas. Perdeu por 71 votos de diferença e deve agradecer a Deus por isto, pois a derrota poderia ser bem maior.

Em Itororó, entretanto, a vitória de Serra surpreendeu, pois a cidade é reduto petista e já havia dado a vitória a Dilma no primeiro turno. De lá para cá, os dois melhores amigos de Rosemberg Pinto (PT), o prefeito Adroaldo Almeida e o petista histórico Milton Marinho, se envolveram em uma briga de ‘foice no escuro’, que vai dos ataques pessoais até supostas ameaças de morte. Assim, o campo ficou aberto, e o democratas do ex-prefeito Edneu, tido como carta fora do baralho, levou a melhor, dando a Serra 430 votos de diferença em relação a Dilma.

Enquanto os petistas de todo o Brasil comemoram a vitória de Dilma e Lula, os de Vitória da Conquista, Itapetinga e Itororó tentam juntar os cacos da derrota. Haja incompetência…

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!