:: ‘Geral’
ITAPETINGA | APÓS CHAMAR FAZENDEIROS DE ‘CRIMINOSOS’, ROSEMBERG DEVE REPRESENTAR JERÔNIMO NA EXPOSIÇÃO

Com a ausência anunciada do governador Jerônimo Rodrigues na 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, criou-se uma dúvida a respeito de quem representaria o chefe do executivo baiano no tradicional evento, que faz parte da agenda de grandes exposições do estado da Bahia.
Através de comentário em um prestigiado grupo de Whatsapp de Itabuna, um blogueiro de Itapetinga que se auto intitula ‘coordenador’ da campanha da pré-candidata a prefeita Cida Moura (PSD), esclareceu a dúvida ao afirmar que o governador Jerônimo Rodrigues será representado na festa do agro itapetinguense, pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa.
A possibilidade de Rosemberg vir representar Jerônimo na Exposição de Itapetinga, criou indignação e revolta no meio dos pecuaristas, considerando as últimas declarações de Rosemberg em uma emissora de rádio, classificando os fazendeiros da região como “criminosos”, além de citar nominalmente o presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Eder Rezende, empresário e pecuarista do mais alto nível no cenário regional.
“…esse Éder Resende e esse tal de …, esses bandidos têm que ser presos e punidos”, disse o irado deputado, hoje classificado de “inimigo nº 1” dos agropecuaristas baianos.
Se as informações do especulador blogueiro tiverem alguma veracidade, vai ser a maior ‘saia justa’ da política regional.
Por Davi Ferraz

REGIÃO | BREGA LIGHT CANCELA FESTA DE 2024, APÓS ANIMAR SÃO JOÃO DE IBICUÍ POR 22 ANOS

Após 22 anos, o Brega Light, uma das Festas Juninas mais aclamadas do Brasil, realizada em Ibicuí, no Centro Sul Baiano, sai de cena.
Essa notícia abalou a Comunidade IbicuInense como também aos milhares de foliões que puderam curtir o São João com astros da Música Brasileira num espaço com diversas opções na Arena Brega Light.
A produção expressou que, embora o evento tenha uma belíssima história, superando até mesmo a Pandemia do Coronavírus, não seria possível garantir a qualidade esperada nesta edição.
Apesar do triste comunicado, o vídeo termina com uma nota de esperança: “Até breve e não adeus”. //Blog do Anderson

ITAPETINGA: CARRO DESGOVERNADO ATINGE VÁRIOS VEÍCULOS PRÓXIMO À EXPOSIÇÃO E DEIXA 7 FERIDOS, INCLUSIVE CRIANÇAS
Na noite deste sábado (11), nas proximidades do parque de exposições, em Itapetinga, um veículo desgovernado conduzido por um motorista supostamente embriagado, bateu em outros veículos, deixando várias pessoas feridas, dentre elas algumas crianças. Após atingir outros carros em frente ao parque de exposições, o motorista infrator empreendeu fuga, mas o seu veículo soltou uma da roda, se arrastando por mais de 100 metros, até parar.

O acidente bloqueou parte da pista, à altura da entrada do Recanto da Colin, obrigando a Comutran a desviar o tráfego. O SAMU 192 prestou os primeiros atendimentos e encaminhou para o hospital às pessoas atingidas e feridas. //Redação SH

ITAPETINGA TEM COMÉRCIO MOVIMENTADO NA VÉSPERA DO DIA DAS MÃES E EXPOSIÇÃO
No calendário de datas comemorativas em Itapetinga, o Dia das Mães é a Exposição Agropecuária figura entre as que mais movimentam o comércio local, perdendo apenas para o Natal.
Com a coincidência de datas, neste ano de 2024, as vendas no comércio cresceram bastante, animando os lojistas.
A expectativa é de vendas recordes.
Por Davi Ferraz

EFEITO ENCHENTES RS | VENDA DE ARROZ É LIMITADA EM SUPERMERCADOS DE TODO O BRASIL

Usuários das redes sociais começaram a publicar fotos de anúncios de supermercados que estão limitando a compra de arroz em suas unidades.
Essa restrição tem como objetivo evitar a falta do produto nas prateleiras, principalmente em meio às enchentes que têm ocorrido no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional de arroz.

CONQUISTA | TROCA DE INGRESSOS PARA O FIB 2024 COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (10)

FASA – Shopping Boulevard
Banca Central (Praça Barão do Rio Branco)

DESEMBARGADORA ASSUME GOVERNO DA BAHIA POR 10 DIAS A PARTIR DE SÁBADO

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, assume, interinamente, o cargo de Governadora do Estado da Bahia a partir deste sábado (11). Um ato no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9h, marca a posse.?
Como chefe do Poder Judiciário, a desembargadora está na linha sucessória para o Executivo baiano. Em virtude da ausência do governador Jerônimo Rodrigues, que estará em viagem institucional na Europa durante 10 dias, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) é o substituto imediato. No entanto, ele renunciou à possibilidade por estar mirando as eleições municipais de outubro, já que o vice-governador é pré-candidato à Prefeitura de Salvador.
O próximo na linha sucessória é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), que optou por não assumir o cargo por motivo semelhante, já que a esposa dele, Denise Menezes, concorrerá à Prefeitura de Campo Formoso, no norte do Estado. A Constituição Federal, no artigo 14, parágrafo 7º, declara inelegível o cônjuge de governador ou de quem o haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito.
“Eu recebi essa notícia com muita surpresa, primeiro; segundo, com muita responsabilidade; e terceiro, com muita honra. A responsabilidade é muito grande de estar exercendo uma função no Executivo, ainda que interinamente. É uma honra porque é o Poder Judiciário que estará ali representado na minha pessoa. Como mulher, eu acho que é um estímulo, para que todas possam enxergar que podem chegar a um lugar de destaque na sociedade. Eu não vim de família rica, nem vim de uma família de advogados tradicionais. Eu abri o meu caminho com muito estudo, através dos concursos públicos, sempre trabalhando. A mensagem que eu posso passar, e agora ainda mais no cargo de Governadora, é que todas as mulheres podem, também, traçar esse mesmo caminho. Tem que ter força de vontade, empenho, mas a gente pode chegar lá, sim”, afirmou Cynthia Resende.
ITAPETINGA | VINDA DE JERÔNIMO DURANTE EXPOSIÇÃO É DESCARTADA; GOVERNADOR VIAJA PARA A EUROPA

Com viagem para países da Europa marcada para o próximo sábado, a cogitada vinda do governador Jerônimo Rodrigues à Itapetinga durante a realização da Exposição Agropecuária está definitivamente descartada.
Tida como ‘oportunidade única’ para juntar e tentar unir a sua base no município, a ausência de Jerônimo fará falta aos dois grupos de oposição em Itapetinga, que sonhavam em desfilar no Parque de Exposições ao lado do chefe e sua comitiva de prefeitos, deputados e lideranças políticas de toda a região, dando uma impressão de força política às pré-candidaturas de Cida Moura (PSD) e João de Deus (PT), que ainda não saíram do lugar.
“A vinda do governador Jerônimo durante a Exposição era a nossa esperança de arrancada, sem falar dos ‘puxões de orelha’ que ele poderia dar nos dois pré-candidatos a prefeitos, João e Cida, que teimam em marchar desunidos, contra o forte candidato do prefeito”, desabafou um petista histórico de Itapetinga, que pediu para não ser identificado.
Os deputados Ottinho (PSD) e Rosemberg Pinto (PT), com certeza virão, mas sem nenhuma representatividade na festa dos fazendeiros que tanto criticam.
Jerônimo viaja sábado pela manhã e deverá ser substituído no governo pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Cynthia Maria Pina Resende, por impedimento do vice-governador Geraldo Junior, que é pré-candidato e prefeito de Salvador e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, que declinou para não tornar inelegível sua esposa, pré-candidata a prefeita de Campo Formoso.
Uma ducha de água fria nas esperanças da oposição…
Por Davi Ferraz
JUSTIÇA DO TRABALHO INTERDITA LOJAS DA BURGER KING EM SHOPPINGS DE CONQUISTA

O juiz Marcos Neves Fava, da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, determinou a paralisação total das atividades, nos dias de maior fluxo de movimento, de duas lojas da Burger King (El Shaddai Bertola Alimentação) nos shoppings Conquista Sul e Boulevard, no município do sudoeste baiano.
A decisão de fechar as lojas foi uma das medidas tomadas em resposta ao não pagamento de dívidas trabalhistas em uma série de execuções reunidas, em que o valor está em torno de R$ 1,2 milhão, segundo a justiça. O mandado de lacre foi cumprido no mês de março em duas sextas-feiras alternadas, uma em cada endereço da empresa, acompanhado pela fixação de um aviso ao público explicando o motivo da interdição.
Outras duas medidas excepcionais determinadas pelo magistrado foram a inclusão do nome dos devedores no cadastro de inadimplentes (SerasaJud) por tempo indeterminado e a expedição de mandado de constatação para verificar a vinculação das máquinas de cartão de crédito utilizadas ao CNPJ das executadas.
Além disso, simultaneamente, o magistrado deferiu o requerimento da autora da ação solicitando a expedição de mandado de penhora e avaliação dos imóveis da empresa. O processo está em execução desde maio de 2023, e a empresa apresentou embargos.
ITAPETINGA | BLOG DE MAURÍCIO GOMES EXPÕE RACHA ENTRE CIDA MOURA E JOÃO DE DEUS; CONFIRA

Em matéria publicada nesta quarta-feira (8), o Blog Fala Meu Ilustre, de Maurício Gomes, publicou vídeo com discursos dos vereadores Tiquinho (PSD), Sibele Nery (PT) e João de Deus (PT), proferidos em sessão da Câmara de Vereadores, expondo a clara divisão entre os candidatos que fazem oposição ao prefeito Rodrigo Hagge.
Com pré-candidatura a prefeito já consolidada e em franco crescimento, Eduardo Hagge (MDB), assiste a divisão dos seus pretensos opositores, pelo retrovisor. Clique no título da matéria abaixo e assista o vídeo:
https://falameuilustre.com.br/itapetinga-nem-juntos-nem-misturados-oposicao-segue-impasse-mesmo-apos-grandioso-evento-do-tiozao/08/05/2024/
AL-BA APROVA PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF AOS PROFESSORES

Foram aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) já no fim da tarde desta terça-feira (7), os dois Projetos de Lei com o objetivo de disciplinar a distribuição dos cerca de R$1,5 bilhão da 3ª parcela dos precatórios judiciais pagos ao Estado pela União, como forma de complemento às verbas do Fundef não repassadas entre 1998 e 2006.
O envio dos projetos foi feito na última quinta-feira (2).
Um deles garante o destino de mais de R$ 900 milhões – ou seja, 60% do montante ressarcido ao Estado este ano – para pagamento de todos os professores e coordenadores pedagógicos que atuaram na educação básica de janeiro de 1998 a dezembro de 2006.






















