:: ‘Geral’
14 PARTIDOS FICAM NEUTROS NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Quatorze partidos resolveram ficar neutros no segundo turno das eleições presidenciais entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no próximo dia 28. Os partidos Democracia Cristã, Democratas, MDB, Patriota, Podemos, PP, PSD, PSDB, PR, PRB e Solidariedade optaram por neutralidade total e liberaram os integrantes para que escolham o candidato que quiserem.
Contudo, outras legendas, embora se declarem neutras, tomaram posição contrária a um dos lados da disputa. É o caso do Novo, que se diz “absolutamente” oposto ao PT, e da Rede, que orientou “nenhum voto em Bolsonaro”.
Já o PPS afirma que fará oposição às duas candidaturas, por considerar que ambos os projetos de governo “flertam com ditaduras”.
JUSTIÇA DECRETA PRISÃO DE PROFESSOR DA UNEB POR ASSÉDIO SEXUAL; ACUSADO ESTÁ FORAGIDO
O professor Thiago de Oliveira Moreira, que leciona Direito Constitucional na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Jacobina, teve a prisão preventiva decretada e foi afastado de suas funções por determinação da Justiça Criminal de Jacobina.
A decisão da Justiça acata pedido de prisão formulado pelo MP-BA com base em depoimentos e provas apresentadas por mais de uma dezena de alunos e alunas, que relataram crimes de assédio sexual, ameaças e lesões corporais. Além disso, ele também é acusado pela prática de crimes contra a Administração Pública, como prevaricação e supressão de documentos públicos.
De acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), ele tomou conhecimento da decisão por meio de seu advogado e ficou de se apresentar à Justiça, mas não o fez e é considerado foragido.
Thiago de Oliveira Moreira, que também atua como advogado, é professor da Uneb desde 2007. Ele já ocupou o cargo de Coordenador do Colegiado de Direito do Campus IV, sediado em Jacobina, e lecionava também em Irecê e Itaberaba. Ele atualmente acumula a função de professor com a de procurador jurídico do Município de Morro do Chapéu.
Em razão do número elevado de vítimas, o MP-BA oferecerá suporte psicológico e assistencial às vítimas e testemunhas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (74) 3621-2212. As informações sobre as vítimas serão preservadas.
ASSALTANTES INVADEM LOTÉRICA EM MANAUS, USAM REFÉNS COMO ESCUDOS HUMANOS E 4 MORREM NO CONFRONTO
Cinco homens armados invadiram uma casa lotérica na Avenida Grande Circular, na Zona Leste de Manaus, por volta das 14h deste sábado (13). Pelo menos 25 pessoas foram feitas de reféns no local. Às 15h40, os assaltantes saíram da loteria usando um grupo de reféns como “escudo” humano. Após troca de tiro com a polícia, quatro assaltantes morreram e outro foi preso.
Populares informaram à reportagem que os homens que invadiram o local estavam com armas de fogo, maçaricos e gasolina.
Uma pessoa que passava pelo local ficou ferida, mas ainda não se sabe se ela foi atingida por um tiro, já que os assaltantes efetuaram disparos de dentro da casa lotérica.
A área foi isolada e um negociador da Polícia Civil tentou diálogo com os assaltantes. O secretário de Segurança Amadeu Soares também esteve no local.
Mais de uma hora e meia após o início do assalto, os assaltantes saíram da casa lotérica com os reféns, que foram deixados na rua. Eles trocaram tiros com os policiais. Quatro dos cinco assaltantes foram baleados e morreram. O quinto homem foi preso.
BOLETOS VENCIDOS ACIMA DE R$ 100 JÁ PODEM SER PAGOS EM QUALQUER BANCO
Os boletos vencidos com valor a partir de R$ 100 poderão ser pagos em qualquer banco a partir deste sábado (13). A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho de 2017.
Segundo a Agência Brasil, o novo sistema permite o pagamento em qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos. Além disso, segundo a Febraban, o sistema traz mais segurança para a compensação de boletos, identificando tentativas de fraude, e evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago.
As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo sido iniciada com a permissão para quitação de boletos acima de R$ 50 mil. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.
QUEIMADA PROVOCA GRAVE ACIDENTE NA BA-263 ENTRE RIO DO MEIO E FIRMINO ALVES; 9 VEÍCULOS COLIDIRAM E 6 PEGARAM FOGO
Um acidente impressionante ocorreu na manhã deste feriado de 12 de outubro, na BA-263, próximo ao distrito de Rio do Meio, em Itororó, após um carro frear bruscamente e acabar causando um engavetamento com 9 veículos, com 6 deles sendo incendiados no local.
Segundo informações dos motoristas dos veículos envolvidos no grave acidente, o primeiro carro freou bruscamente após um incidente de fumaça provocada por uma queimada às margens da rodovia, tirando a visão a visão do motorista. Com isso, outros 8 carros engavetaram, sendo que o primeiro e mais 5 carros pegaram fogo e foram totalmente destruídos.
SEM VÍTIMAS FATAIS – MUITOS FERIDOS
Segundo o blog Itororó Já, até o momento da reportagem a polícia ainda não havia feito o levantamento exato da quantidade de vítimas que estavam nos veículos, mas, pode-se afirmar que pelo menos 5 pessoas passaram pelo Hospital e Maternidade de Itororó, com ferimentos leves, e foram rempovidos para o HCR em Itapetinga.
Uma criança e um idoso foram encaminhados pelo SAMU para a cidade de Vitória da Conquista, sendo que o idoso teve uma fratura exposta de tornozelo. Uma mulher foi conduzida pelo SAMU, direto do local para a cidade de Itapetinga, com suspeita de fratura de fêmur. De acordo com informações do Itororó Já, o acidente não foi mais grave porque as vítimas conseguiram sair dos veículos antes que o fogo se alastrasse.
Os feriadões nesta época do ano atraem muitos turistas de toda a região Sudoeste e até de outros estados, para as praias do litoral sul baiano, movimentando as estradas. Com o evento das queimadas, muitos acidente vêm ocorrendo na região. CONFIRA VÍDEO:
https://www.facebook.com/davi.ferraz.9/videos/1974383845986340/
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM ITAPETINGA NO DIA 15 DE OUTUBRO SERÁ NORMAL
Aproveite a tranquilidade do feriado para fazer suas compras! Nesta segunda feira (15), data em que se homenageia os trabalhadores do comércio, indústria e dos servidores públicos, o comércio de Itapetinga funcionará em seu horário normal.
O acordo está previsto na Cláusula 18 da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 prevê a troca da segunda-feira de carnaval de 2018, pelo dia dos comerciários, 3ª segunda-feira de outubro de 2018”
A informação é da Câmara de Dirigentes Logistas de Itapetinga.
JUSTIÇA SUSPENDE PLACA PADRÃO MERCOSUL
A implementação da placa padrão Mercosul foi suspensa no Brasil. Todos os Estados do País deveriam adotar o novo modelo até 1º de dezembro.
De acordo com informações do site UOL, a decisão, em caráter liminar, vem do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (Brasília), e foi assinada no dia 10 de outubro pela desembargadora Daniele Maranhão Costa.
A liminar atende a um pedido da Aplac, que é a associação das fabricantes de placas do Estado de Santa Catarina. Ainda de acordo com o UOL, a decisão aponta dois problemas na adoção das placas padrão Mercosul.
Um deles é a atribuição das empresas que fabricam as novas placas, que estaria equivocada. Além disso, deveria existir, antes da implementação das placas, um sistema integrado de informações – que ainda não está pronto.
Não ficou claro se, no Rio de Janeiro, a partir de agora os novos veículos emplacados terão de voltar ao padrão antigo.
JUAZEIRO: COORDENADOR E EX-FUNCIONÁRIO DA 8ª CIRETRAN SÃO PRESOS POR ENVOLVIMENTO EM ESQUEMA DE FRAUDES
Uma operação da Polícia Civil (PC) localizou e prendeu na manhã de hoje (11) o coordenador da 8º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Juazeiro (BA), Ítalo José dos Santos Souza, e um ex-funcionário do órgão, Jair dos Santos Santana. A dupla é suspeita de participar de um esquema de fraude de documentos e vendas de veículos que estavam apreendidos na Ciretran.
No esquema os suspeitos fraudavam documentos, tiravam as multas e vendiam os carros e motos. As investigações iniciadas em 2017 revelaram que 19 veículos que estavam apreendidos no pátio da Ciretran de Juazeiro desapareceram. Destes, seis estavam circulando pela cidade com documentos fraudados no órgão.
O Departamento Estadual de Trânsito na Bahia (Detran-BA) está colaborando com as investigações e deve exonerar o coordenador envolvido no crime, que segundo a investigação, liderava o esquema sendo o responsável pela expedição dos documentos fraudados, além de ter acesso à chave do pátio onde os veículos eram furtados.
“Existem mais mandados para serem cumpridos, mas as pessoas ainda não foram localizadas”,explicou o promotor Raimundo Moinhos.
Esquema
Segundo a polícia, o esquema era liderado por Ítalo, que acompanhava todo o desenvolvimento das ações, sendo responsável pela expedição dos documentos fraudados, os quais eram por ele assinados e também era quem tinha a chave do pátio onde os veículos eram guardados. Com informações do Correio 24 horas.
EQUIPE DO PSF DE BANDEIRA DO COLÔNIA PROMOVE FESTA DO DIA DA CRIANÇA COM GAROTADA DO DISTRITO
Com o propósito de cuidar da saúde da criançada, levando a cada uma delas o carinho e alegria, a Equipe de Saúde da Família Bandeira do Colônia preparou com esmero, nesta quinta-feira (11), uma festa comemorativa para as crianças atendidas no PSF.
Na ocasião houve diversas brincadeiras, pinturas de rosto e cama elástica. Foi distribuído pipoca, bolo, gelatina, cachorro quente, refrigerante, bala, pirulito e balões. A iniciativa visa proporcionar um momento de lazer as crianças da comunidade.
PESQUISA DATAFOLHA: BOLSONARO TEM 58% DOS VOTOS VÁLIDOS E HADDAD 42%
O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (10) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta, dia 10, e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
Nos votos totais, Bolsonaro tem 49% e Haddad 36%.
Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
- Jair Bolsonaro (PSL): 58%
- Fernando Haddad (PT): 42%
NA PRIMEIRA PESQUISA DO SEGUNDO TURNO BOLSONARO TEM 54% CONTRA 46% DE HADDAD
A primeira pesquisa eleitoral do segundo turno mostrou que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com 54% das intenções de votos válidos. De acordo com o levantamento feito pela consultoria de pesquisa Ideia Big Data, o Candidato do PSL tem oito pontos de vantagem em relação a Fernando Haddad, representante do PT.
O ex-prefeito de São Paulo teria 46% das intenções de voto. A pesquisa encomendada pela revista Veja ouviu 2.036 eleitores das cinco regiões do país entre a última segunda e esta quarta-feira (10). A margem de erro é de 2,67% pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TSE é BR-09687/2018.
Bolsonaro chegou ao segundo turno com a preferência de 46,03% do eleitorado (ou 49,2 milhões de votos). Haddad teve 29,28% dos votos válidos (31,3 milhões de votos).
MENINO DE 6 ANOS É ÚNICO SOBREVIVENTE DE ACIDENTE QUE MATOU TODA A FAMÍLIA
Benjamin Morane, um garoto de apenas seis anos de idade, sobreviveu a um acidente de carro que matou toda sua família.
O menino foi encontrado dois dias depois da fatalidade, sozinho, em um barranco de três metros, embaixo de chuva, desidratado e desorientado. Ele foi encontrado nesta terça-feira, 9, na BR-050, entre os municípios de Araguari e Uberlândia, em Minas Gerais.
Os pais do garoto, Alessandro e Belkis Morane, e o irmão mais velho, Samuel, de 7 anos, morreram de imediato e só foram resgatados também na terça-feira (9) depois que Benjamin foi localizado na estrada.
Ao perceberam a ausência, amigos e familiares tentaram contato, mas sem sucesso. O Corpo de Bombeiros da cidade de Araguari fizeram buscas na segunda-feira (8), mas não localizaram o carro, que estava encoberto pela vegetação e afastado cerca de 30 metros das margens da rodovia.
A família morava em Campinas, no interior de São Paulo, e tinha viajado na última quinta-feira (4) para comemorar o aniversário de 35 anos de Belkis em Rio Quente (GO). O acidente aconteceu na volta da última viagem.
O menino conseguiu sair do carro e foi localizado por equipes que fazem a administração da via. Benjamin foi levado em estado de choque para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Segundo informação do HC, ele passa bem.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal irão investigar as causas do acidente. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Araguari (IML) e já foram reconhecidos pela família.
PT QUER POSTURA ‘INDEPENDENTE’ DE HADDAD
Com Fernando Haddad garantido na disputa de segundo turno pela Presidência da República, o conselho político de campanha do PT concordou em usar as próximas semanas para construir a imagem de um candidato independente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e levar o ex-prefeito de São Paulo a assumir as rédeas da campanha e impor seu discurso.
A nova postura da campanha era uma cobrança de aliados e de parte do PT, mas enfrentava resistência de alas do partido que acreditavam que a transferência de votos do ex-presidente ainda não estava finalizada. O movimento funcionou, especialmente no Nordeste, região onde o PT tem tradicionalmente uma boa votação. Haddad ganhou em oito dos nove estados, exceto no Ceará, reduto eleitoral de Ciro Gomes (PDT). O petista ganhou ainda no Pará.
A ideia da campanha não é esconder ou esquecer o ex-presidente, mas reafirmar Haddad como candidato, mostrar o currículo e sua capacidade e encontrar seu próprio discurso. O próprio Lula deu liberdade a Haddad para desenvolver sua identidade como candidato, conversar com diferentes partidos, sem se limitar à centro-esquerda e tentar formar uma frente democrata, contou uma fonte.
LEONARDO MATOS COMEMORA RESULTADOS DA ELEIÇÃO DE ANTÔNIO BRITO NA REGIÃO
O Advogado Leonardo Matos, coordenador da campanha do deputado federal Antônio Brito em toda região, usou sua conta no Facebook para comemorar o resultado das eleições, especialmente em Itapetinga, onde o deputado obteve novamente a surpreendente votação de mais de 6.000 votos.
“Chegar a essa expressiva votação foi motivo de muita alegria, fizemos uma campanha limpa, sem agressões, respeitando todos os candidatos, conversando diretamente com a população” afirmou Léo Matos.
Com um conselho político em Itapetinga formado por Alécio Chaves, Katia Espinheira, vereadores, ex vereadores e lideranças locais, o grupo fez ações semanalmente, como caminhadas, carreatas, bate papos e ainda usou bastante o comitê central, para eventos como o das mulheres, dos jovens, da Gratidão, enfim conduzindo a campanha de forma talentosa e diplomática, a votação de Antônio Brito, novamente surpreendeu os que achavam que ele não seria o mais votado da cidade.
Ao comentar o resultado das eleições, o parlamentar se mostrou bastante satisfeito: “recebemos esse resultado com muita alegria e humildade, Quando se trabalha com seriedade e simplicidade, a credibilidade vem naturalmente. Em Itapetinga por exemplo, tivemos uma vitória marcante, o povo confiou e atestou que estamos no caminho certo”, comemorou Antônios Brito.
ITAPETINGA: GERALDO TRINDADE LAMENTA DERROTA DO DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA
Em sua página no Facebook, o secretário municipal de educação, Geraldo Trindade, lamentou a não reeleição do deputado federal José Carlos Aleluia, um dos mais atuantes da Bahia na Câmara Federal, e autor de inúmeras emendas parlamentares que beneficiaram Itapetinga, nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. Confira o desabafo de Geraldo Trindade, um dos apoiadores do deputado:
“É óbvio que o ambiente político não é terreno fértil para proliferação de santos. Mas também não sou daqueles que demoniza a classe política e coloca todos na vala comum da corrupção, inoperância, ausência e incompetência.
Na minha humilde opinião a Bahia perde muito com a não reeleição do Deputado José Carlos Aleluia.
Conheço e convivo com Aleluia há vários anos, em época de eleição e fora dela e dessa forma posso externar a minha grande tristeza pela ausência na Câmara Federal nos próximos quatro anos de um dos deputados mais conceituados em todo o país.
Muito mais que um desabafo de amigo esse é um registro de agradecimento de um cidadão, por tudo que José Carlos Aleluia já fez como político para o nosso Estado, para o Brasil e para Itapetinga”.
Por Davi Ferraz






































