Recentemente, as discussões sobre a responsabilidade socioambiental têm se intensificado, trazendo consigo o conceito de compensação ambiental – compreendido como ações de intervenção que visam à melhoria de determinado ambiente, diminuindo ou, até mesmo, eliminando o impacto causado. No desenvolvimento das atividades acadêmicas da UNOPAR virtual, há consumo de significativo volume de papel que, embora oriundo de fontes renováveis, ainda sim, denota um impacto. No intuito de promover a “compensação ambiental” deste impacto, foi realizado o plantio de mudas de espécie arbóreas regionais, em número aproximado ao de árvores necessárias para se produzir o papel consumido por esta Instituição.

Foram plantadas 100 mudas de espécies nativas tais como: Pau-Ferro (Caesalpinia férrea mart, ex Tul.), Aroeira (Astronium graveolens Jacq.), Sete-Cascas (Samanea tubulosa), Itapicuru (Goniorrhachis marginata Taub.) e Ingá (Inga marginata Willd.), ultilizou-se o método de Grupos de Anderson para distribuir as mudas em uma área de 1.000 m², pertencente à Fazenda Recanto Santo Antonio, com intuito de recuperar a mata ciliar às margens do Rio Catolé daquela localidade, a ação teve a supervisão técnica do professor Antonio Fernando de Paula Costa Guimarães doutorando em gestão ambiental e realizado pelos acadêmicos do Curso Superior de Gestão Ambiental da UNOPAR VirtualPólo Itapetinga – BA, com parceria da: UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Universidade de Barcelona – Atlântica Paisagismo – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Exercito Brasileiro TG 06 – 023.

Objetivo desta ação:

* Desenvolver ações de responsabilidade socioambiental;

* Promover a compensação ambiental do impacto gerado pelo consumo de papel nas atividades acadêmicas da UNOPAR Virtual;

* Envolver os acadêmicos de gestão ambiental de maneira a aumentar sua percepção a respeito da sua responsabilidade na geração deste impacto socioambiental.

* Plantar 100 mudas de árvores nativas por pólo da UNOPAR, somando um total 25.000 mudas plantadas por todos os pólos UNOPAR de todo o Brasil em apenas um dia de ação.

Compartilhe em suas redes sociais!