Quando Luiz da Guabi retornou para o governo de Adroaldo, parecia que ele estava adivinhando o futuro: “Não posso ficar a reboque da história, Milton Marinho que se lasque. Recebo todos os dias orientações divinas para estar com o nosso santo irmãozinho prefeito Adroaldo”…

Será que meu amigo Luiz, ao invés de ter ouvido as divinais mensagens com o termo “irmãozinho”, não teria escutado o algo parecido com “romãozinho?”- Já disse, repito e ‘trepito’ que em Itororó, segundo reza a lenda pós-moderna, ou melhor, a cantilena do governo, o prefeito logo que tomou posse baixou um decreto modelo de saúde pública, nunca visto na história desse país: Fica proibido adoecer em meu governo, aquele que desobedecer a esta ordem, tomarei por insurreição ou desrespeito ao estado maior das forças ecumênicas, clínicas e ginecológicas de nosso governo. O enfermo meliante deverá ser levado para ao tronco e provará de 50 chibatadas feitas de “vergai de boi” com setas de metal enferrujada nas pontas, terá o corpo todo lacerado de forma que as chagas ficarão tatuadas e borbulhando pus para sempre no corpo e, o traste ficará proibido de morrer durante um bom tempo, porque em Itororó ninguém morre. A terra prometida é aqui, de modo que não se pode contrariar o nosso eficaz sistema de saúde do município, pois temos em nossos quadros todos os tipos de especialidades médicas, faltando somente uma: A de um otorrinolaringologista, o popular médico de ouvido, que é para não escutarmos o clamor das ruas, em sua maioria absoluta, composto pela plebe. Enfim, não há necessidade de incomodar nem de haver transgressões quanto ao nosso EPISCOPAL E SANTO DECRETO.  Esse negócio de reformar cemitérios, construir IMLs, (Institutos médicos legais),  UPAs, Postos nas vilas  São politicas públicas de cidades atrasadas, não rende prêmios. Louros e alfaias, benesses, sexo e poder; são estes os elementos importantes para a salvação da humanidade, que diga-se de passagem não merece tanto empenho do estado nosso aqui, não. Já dei conselhos ao reino vizinho de Itapetinga, Esse mundaréu de obras que ele está fazendo em Itapetinga é um atraso em matéria de gestão pública, Arrrgggg!…

Depois dessa, vamos ao que interessa realmente: As boas novas que chegaram lá do reino das “oropas”, da terra de Hitler e de Schopenhauer. Pois, Itororó vive seu grande momento de glória. Glória essa “mui insigne ficante”, partilhada pelos companheiros Luiz, o prefeito Adroaldo e todo o “reino da Dinamarca”, corruptela carinhosa para o nosso dinâmico e anêmico governo.

A ficha:

Luiz da Guabi, poeta, escritor, sombra humanista que pode muito bem se mover sem o corpo que carrega, mas que acompanha o corpo desumano e carregado do atual governo. É um escritor de mão cheia, escreve como ninguém sem escrever uma letra. Atrelado a literatura desde os tempos imemoriais do homem de neandertal, já é um imortal, não por pertencer à injusta e decrépta Academia Brasileira de Letras, mas imortal como todo escritor, assim como eu que não tem aonde cair morto e, Isso não é para qualquer simples e reles mortal. Pois é um dos únicos que conversa fazendo literatura. Luiz, num passe de mágica passou de recuado do governo a um feroz caçador de almas eleitoreiras, principalmente às vésperas de fechamento do prazo de filiações eleitorais. Tornou-se um dos Chacais do prefeito sem ser o “Carlos, o Chacal”, o Terrorista. Longe de mim, pensar que Luiz seja uma pessoa má, que espreita a desgraça de outrem para beneficiar-se dela, como faz a maioria dos insetos que compõe o governo de Itororó. Luiz é meu amigo e disso eu não abro mão nem que ele não queira e a vaca tussa. Longe de mim, pensar que ele tenha as características do mamífero carniceiro da Ásia e da África, pouco mais ou menos do tamanho de uma raposa, que se alimenta principalmente com os restos deixados pelos grandes, Longe de mim, pensar… Entendo que Luiz possa vir fazer parte da enciclopédia dos reacionários, único e exclusivamente por escolher os poderosos que lutam contra o povo de nossa cidade. Na galeria de imortais, existem lugares para “imaculados” como ele, nunca para gestos como os dele. Ah, o termo “chacal” eu o alcunhei em função de ele está correndo atrás de meus parcos e valorosos pré-candidatos a vereador em 2012, mas isto são coisas da política, e que são outros quinhentos.

Eu, o admiro pela amizade histórica e admiro por seu bom gosto e pela qualidade literária de sua prosa evolucionária, o que serve às vezes de chacota para os outros, para mim, serve como aula, pena que está a serviço de um governo que se furtou ao combinado dos tempos de luta: Erigir em Itororó o verdadeiro “Edifício Humano” Terminologia dele. Portanto, Luiz voltou na hora certa para os braços do governo, afinal ele, não poderia perder de receber do reinado estrangeiro um punhado de pó de imortalidade. A história batia em sua porta e ele não podia dar as costas para o prepúcio de luz que o mirava do canal da glória, não deveria fazer essa desfeita com a Medusa e o Ciclope passageiros dessa odisseia que só acontece a cada mil anos, para significar o triunfo da classe operária que governa a cidade de Itororó e que, segundo a entidade “CITY MEETING THE WORLD 2011” (É mole!?), Itororó está entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo, ao lado do Rio de Janeiro, Pequim, Singapura , Istambul entre outras. Os moradores de Itororó estão radiantes com o Prêmio. O sorriso da cidade vai de uma orelha à outra e, nós vemos a contra luz do destino que nos aponta para essa “mansão do Caminho”, sua arcada dentária sem nenhuma cárie ovaciona as virtudes de um governo modelo de gestão mundial.

O galo agora canta mais cedo e, saibam vocês que essa ave é o símbolo da propaganda mundial. A pesar de não sabermos também os critérios desse concurso e pouco importa a sua transparência, o que importa é que depois de anunciado o tal prêmio, Itororó amanheceu radiante, mais esplendorosa e orgulhosa com o nosso governo que nos outros dias, afinal nossos secretários são qualificados para tomar e dar conta de cidades do porte de São Paulo pra cima. (Palavras do prefeito). Eu não acreditava, mas agora depois desse prêmio, quem sou eu para desacreditar. Eu agora acredito que as casas do projeto “Minha Casa Minha Vida” do governo já saíram e podem juntar Itapetinga e Firmino Alves que Itororó que não chegam perto em quantidade e qualidade. Acredito também, que a nossa fonte de renda baseada na carne-de-sol está a todo vapor. Não temos mais problemas de falta de higiene, matadouros clandestinos são coisas do passado. O frigorífico que o prefeito construiu é um dos três melhores do mundo e, é a maior fonte geradora de emprego da região, cerca de 30.000 empregos diretos e indiretos. Eis que a nossa educação é de primeira qualidade. Já virou rotina nossos alunos ganharem bolsas das universidades de Princeton e Harvard. Trinta por cento dos alunos da USP são daqui de Itororó. Querem mais? Ah, o governo de Adroaldo não gasta uma “nica” com essas besteiras de propaganda, ele não acredita nisso não, ele acredita no galo. O Galo é o que acorda mais cedo emite seu canto antes que qualquer outro animal. Ele que canta e faz seu alarde despertando a aurora desde o início para anunciar o nascimento de mais uma manhã. Logicamente ele que representa o comunicador há várias décadas por ser o grande propagandista do raiar do dia. Igual é a publicidade. Deve-se anunciar antes e de forma eficiente que os concorrentes.  Aqui em Itororó não tem corrupção, como insinuam alguns vereadores de oposição, Vereadores de situação nunca receberam sequer uma caixinha de fósforo de nossa “vaquinha leiteira”, a prefeitura. Porque o dinheiro da corrupção vai para a caridade e para a construção de milhares de unidades do projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Portanto, Definitivamente não tem corrupção. Então, procede que Itororó é mais que digna para ganhar o prêmio internacional de cidade dinâmica em Gestão pública.

A viagem que o prefeito faz para Colônia na Alemanha, é única e intransferível, soube que ele vai dar um pulinho na Itália para visitar o companheiro Berlusconi.  O tarado fascista. “Home seu minino”… Deus ajude que ele traga o dinheiro da premiação para melhorar cada vez mais a nossa cidade. Não vale ter que pagar essas benesses com as diárias dos cofres públicos. Luiz da Guabi estava e está certo quanto ao bonde. A história é de quem a escreve, mesmo escrevendo torto sabendo das linhas certas. Milton Marinho perdeu o trem bala da história, depois dessa só lhe resta esmolar nas portas das igrejas uma cuia de luz ou ajoelhar nos pés de nosso magnânimo prefeito rogando um salário digno de um vate medíocre, um bajulador, um ”lambe môi”, ou um “mequetrefe” qualquer.

Como prêmio de consolação o governo vai presentear o invejoso, o direitista, o que não moveu uma palha para ajudar o nosso franciscano prefeito, o reacionário, o golpista, o sonegador de impostos, o filho de uma égua, o injusto, o doido do Dalua. Aquele que nos atrapalha, o que se tivesse ido embora de Itororó num ônibus da São Geraldo com destino a São Paulo, seria a melhor forma de ajudar e nosso prefeito e, que ainda lhe daria de “lambuja”, R$ 3 a 4 mil reais por mês para ele ficar bem longe de Itororó. Mesmo assim, Milton Marinho, nosso governo lhe dará um passeio de iate movido à energia eólica pelas limpíssimas águas do Rio Colônia e suas termas medicinais.

É um governo bom demais da conta sô.

Arrivederci, Chucrute e Salsicha alemã.

Compartilhe em suas redes sociais!