Para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, a Câmara Municipal de Itapetinga realizou uma sessão especial nesta quarta-feira (12). A iniciativa foi da vereadora Manu Brandão (MDB).

De acordo com Manu Brandão, a sessão especial teve como objetivo prestar homenagem a essa classe importante para a sociedade e, ao mesmo tempo, reivindicar apoio para o Projeto de Lei 2564/2020, que está em tramitação no Congresso e fixa piso salarial para os enfermeiros.

A mesa solene contou com a participação de Bárbara Matos, coordenadora da Fundação José Silveira; do secretário municipal de Saúde, Hugo Sousa; de José Mauro; do técnico de enfermagem Sandoval Rocha e da enfermeira Ivelise Ferraz.

“Que isso seja para sempre, essa luta, esse engajamento, para que sejamos, sim, de fato e de direito, reconhecidos e valorizados como merecemos ser”, afirmou Bárbara Matos.

O secretário de Saúde Hugo Sousa destacou a importância da categoria na linha de frente da pandemia da Covid-19. “Sem vocês, nada do que o Brasil tem feito, nada do que Itapetinga tem feito teria sido possível”, declarou.

O técnico de enfermagem Sandoval Rocha falou sobre a luta da categoria e enalteceu a função da enfermagem na sociedade. “Porque a enfermagem não dorme, a enfermagem não para, a enfermagem não tem recesso”, ressaltou.

“A nossa valorização não vem só da nossa carga horária, não só da questão de um piso salarial, mas a valorização da enfermagem vem quando a gente vê a forma como a gente trata um paciente, da forma como nós somos tratados pelos nossos colegas e nossos gestores”, comentou a enfermeira Ivelise Ferraz.

Documentos aprovados

Antes de ser transformada em sessão especial, os vereadores aprovaram em sessão ordinária uma indicação e uma moção de aplauso. A Indicação 238/21, de autoria da vereadora Manu Brandão, solicita que seja encaminhado projeto de lei reduzindo a carga horária para 30 horas semanais dos cargos de auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem e enfermeiros vinculados à Administração Pública do município.

Já a Moção de Aplauso 12/21, de autoria do vereador Anderson da Nova (DEM), presta homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município de Itapetinga pela grande importância das suas atividades desenvolvidas na cidade.

O vereador Luciano Almeida (MDB) e a vereadora Manu Brandão também aproveitaram para fazer a entrega simbólica de uma moção de aplauso, aprovada no dia 15 de abril, que presta homenagem aos trabalhadores da saúde e demais áreas da linha de frente no enfrentamento à pandemia da Covid-19 na comunidade de Itapetinga.

Em respeito às medidas de prevenção da Covid-19, o evento teve limite de público, mas foi transmitido ao vivo pela Fascinação AM e pela internet. Para assistir ao vídeo da sessão, acesse o canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.

Compartilhe em suas redes sociais!