O novo prefeito de Itororó, Paulo Rios (PP), tomou posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 11 vereadores assumiram o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Paulo Carneiro Rios tem 66 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 352.646,37. Já a vice Marcília Costa (Marcília da Silva Costa), do PSDB, tem 40 anos, é solteira, declara ao TSE a ocupação de enfermeira e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 88.000,00.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PP, com 4 vereadores.

Cabe à prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Compartilhe em suas redes sociais!