leo

Depois do sucesso do Outubro Rosa em Itapetinga, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul pela Fundação José Silveira/Hospital Cristo Redentor. Ela é dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. Durante este mês, com o apoio dos médicos Urologistas Arnaldo Teixera e Marcelo Gomes a fundação José Silveira vai  intensificar o alerta.

Novembro Azul ocorre em outras partes do mundo. Para ajudar na divulgação em nossa cidade, o Hospital Cristo Redentor, está desde esta quarta-feira, dia 7, iluminado de azul. O tema da campanha em 2013 é Um Toque, um Drible.

Segundo o Coordenador Geral da Fundação José Silveira em Itapetinga, Leonardo Matos, a campanha será semelhante ao Outubro Rosa, com palestras nas Igrejas, nas associações de bairros, nas empresas como Vulcabras Azaléia, café da manhã, pedalada, caminhada, distribuição de panfletos no dia 17 de novembro quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, entre outras ações em todas as partes da cidade.

Historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres costumam procurar com mais freqüência um médico a qualquer sinal da doença. E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Ascom FJS/HCR

Compartilhe em suas redes sociais!