GEDDEL E LIDICE

Estão praticamente definidos os três nomes cabeças de chapas para disputar as eleições governamentais na Bahia, em 2014. São eles: Rui Costa (PT e base aliada do governo), Geddel Vieira Lima (PMDB e aliados PSDB, DEM, PPS,PHS) e a senadora Lidice da Mata (aliança PSB/Rede).

As dúvidas ficam para os restantes das composições das chapas majoritárias, quem vão ocupar as vagas de vice-governadores e senadores. Há muita especulação e já se fala que o PP, antes apontado na vice do PT, estaria se encaminhando para Lídice.

Há, ainda, no plano nacional, que é quem decide em boa parte as alianças nos estados, informes dando conta de que o PP pode abraçar a candidatura de Aécio Neves, do PSDB, aliás, como já ocorreu (em parte) nas últimas eleições presidenciais.

Na aliança de Geddel, o ex-governador Paulo Souto está pontuando com números bem expressivos para o Senado. Hoje, seria imbatível. Mas, diz-se também que Souto estaria propenso a ser candidato a deputado federal, com seu filho Fábio recuando para deputado estadual. É possível.

Fala-se em Eliana Calmon, tanto como integrante do bloco de Geddel; quanto do de Lídice. A questão é que Eliana é conhecida apenas de segmentos da classe média das grandes cidades. Daí que seria um andor muito pesado a ser carregado.

A medida que o processo vai se afunilando, as especulações sobre nomes também aumentam. O PT e o PSB asseguram que definem os nomes das cabeças de suas chapaas até 30 de novembro. O PMDD diz que também fará essa definição (ou já fez a definição), mas, vai mantê-la no ponto de espera, sem anúncio.

De qualquer forma, campanha mesmo só se iniciaria em 2014, após o Carnaval, de forma preliminar e pra valer a partir de 7 de julho. Isso significa dizer que os cabeças de chapas poderão ser divulgados até o final deste ano, ou final deste mês, ficando os restantes das chapas para depois.

A candidatura de Lidice pode dar uma mexida enorme no bloco governista. Isso porque, sendo a cabeça da chapa do PT sobrariam duas vagas para os outros partidos (vice e senador) e todo mundo quer. Estão na fila: PDT, PSD, PP, PCdoB, PSL, entre outros.

A chance de Wagner disputar o Senado com a cabeça de chapa do PT não existe. Seriam dois PTs na majoritária. Wagner, ao que tudo indica, ficará comandando a eleição do seu sucessor e de Dilma como governador. Depois, Dilma eleita, se for o que rezam as pesquisas, Wagner estaria sacramentado como ministro. E dos fortes.

Outro detalhe é que Wagner confia muito em Lula para alavancar seu candidato na Bahia, além do seu prestígio pessoal. Do Bahia Já

Compartilhe em suas redes sociais!