Dia 18 de abril é comemorado O Dia Nacional do Livro Infantil  porque foi nessa data, no ano de 1882, que nasceu Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil. São dele as obras Reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, O saci, Viagem ao céu. Nesses e em outros livros, as conhecidas e queridas personagens do Sítio do Picapau Amarelo – Pedrinho, Narizinho, a boneca Emília, Tia Nastácia e D. Benta, Visconde, Saci-Pererê, Marquês de Rabicó, a Cuca, entre outros, fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras.

 

Em Itapetinga um projeto de leitura, idealizado por Pedagogos tem levado o prazer da leitura para diversas regiões da Bahia.

Levando em consideração a importância da leitura na formação do cidadão e a necessidade de se criar políticas públicas que fomente o incentivo à leitura, surge em nossa cidade  o Projeto Amigos da Leitura que tem como objetivo levar o prazer da leitura a todo cidadão, esteja ele onde estiver, apresentando o livro como objeto de prazer e realização, possibilitando aos participantes a interagirem com o texto de forma dinâmica e criativa, brincando com as palavras, ritmos e sons.

O Projeto Amigos da Leitura que iniciou suas atividades em julho de 2011 e tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através da Fundação Pedro Calmon, se constituindo em um Ponto de Leitura do nosso Estado.  O projeto atua principalmente nas comunidades cujas condições de acesso ao livro são mais restritas. Partindo deste princípio, pretende investir de forma sistemática, nos distritos dos municípios de Itapetinga e de todo seu território, assim como na pediatria do Hospital Pediátrico Raimundo Perazzo, escolas públicas e instituições filantrópicas, proporcionando momentos de leitura literária, onde ler, ouvir, observar e manusear livros são ações que consolidam a sua proposta.

O Projeto idealizado pelo Pedagogo Manoel Neto que assume a coordenação geral, conta com a participação da também Pedagoga Mônica Ribeiro, responsável pela parte pedagógica e Nêuma Costa estudante do ensino médio que é responsável pelo apoio às atividades e mais monitores disponibilizados pelas comunidades contempladas.

Dentre outros objetivos que constituem o projeto podemos citar: despertar e incentivar o interesse pela leitura, facilitar o acesso de crianças, jovens e adultos aos livros, aproximar os leitores ou futuros leitores do universo dos livros para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para o que irá ler, trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer e realização. contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes., oferecer oficinas de leitura e oralidade, resgatar a tradição oral através da contação de história.

Leitura na Praça

Uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Amigos da Leitura é o Leitura na Praça que tem como objetivo estimular crianças, jovens e adultos de comunidades carentes a sentirem o gosto pela leitura literária. “O grupo chega bem cedinho à um distrito e literalmente monta uma biblioteca em uma praça arborizada disponibilizando livro e contação de história durante todo o dia”, diz Manoel Neto. Para finalizar esta atividade é desenvolvida uma roda de leitura com os professores que atuam na comunidade, discutindo a importância do professor na formação do aluno leitor.

Projeto Amigos da Leitura no Hospital Raimundo Perazzo 

A proposta de ler, interagir com o mundo através dos livros foi implantada pelo Projeto Amigos da Leitura com o total apoio da diretora Naara Duarte, bem como de toda equipe do hospital.  O Projeto Leitura no Hospital: ler faz bem a saúde!, tem como objetivo levar o prazer da leitura às crianças em tratamento no Hospital Pediátrico Raimundo Perazzo, bem como aos seus acompanhantes,  possibilitando aos participantes  interagirem com o texto de forma dinâmica e criativa, brincando com as palavras, ritmos e sons.

No mês de janeiro, aconteceu uma reunião entre os componentes do projeto e a diretora do Perazzo, a enfermeira Naara Duarte, para a apresentação da proposta por parte dos idealizadores do referido projeto. Na ocasião foram feitos os ajustes necessários, pensando no bem estar dos internos e dos seus acompanhantes.

Dias depois o projeto foi apresentado a toda equipe do hospital. Num clima de entusiasmo e suspense os presentes ouviram atentamente as explicações, interagiu com o grupo e apresentou sugestão. Na oportunidade falou-se sobre a importância da leitura, os objetivos do projeto e muitas histórias foram contadas, deixando os presentes felizes. O objetivo dessa reunião, além de apresentar o projeto foi também para pedir o apoio dos funcionários, pois a parceria é importante para que o Leitura no hospital seja um sucesso.

Para a Pedagoga Mônica, coordenadora pedagógica do projeto “a leitura, por todos os seus benefícios, pode ser considerada ainda como um remédio para o corpo e mente. Por essa razão, o contato com a leitura em ambientes hospitalares pode favorecer significantemente o processo de cura de pessoas internas em hospitais, pois estas ao se submeterem àquele ambiente deixam seu espaço cotidiano e muitas vezes se fragilizam física e emocionalmente. O contato com livros, com a leitura, com a contação de história ameniza a angústia causada pela enfermidade”.

A cada quinze dias o grupo visita o hospital e encanta os funcionários, os internos e seus acompanhantes.

 Oficinas de Leitura

Formar professores leitores é de fundamental importância, entendendo que o professor é agente de transformação e o mesmo precisa ter o desejo pela leitura para poder incentivar seus alunos a lerem bons livros e se deliciarem com o prazer da leitura. Nessa perspectiva o Projeto Amigos da Leitura oferece oficina de leitura e oralidade, através deste trabalho pretende-se que haja um processo de transformação na formação de professores/leitores, levando os cursistas a entenderem de forma prazerosa a contação de história como instrumento fundamental de incentivo à leitura, bem como atividade lúdica e de entretenimento. Enfim, a leitura na sala de aula formando novos leitores. Nesta oficina a leitura é apresentada como fonte de prazer e realização, possibilitando os participantes  interagirem com o texto de forma dinâmica e criativa, brincando com as palavras, ritmos e sons.

Os assuntos são abordados em exposições orais, bom como através de dinâmicas, atividades lúdicas, utilizando livros, vídeos, músicas, receitas, parlendas, tirinhas e produções textuais.

Essas oficinas já foram realizadas na UESB para recepcionar os alunos de início de semestre, bem como em jornadas pedagógicas a exemplo das municípios de Poções e Paramirim.

Diversas atividades já desenvolvidas pelo Projeto

 

O Projeto Amigos da Leitura tem desenvolvido diversas atividades de incentivo à leitura como exemplo podemos citar a participação na cerimônia de encerramento de final de ano da Escola Sossego da Mamãe que aconteceu no auditório da Uesb. Outro momento bonito foi o dia 14 de março, quando foi lembrado o Dia da Poesia e bonita atividade foi desenvolvida na sede do Senar em Salvado, junto à educadores de 42 município baianos, mostrando que todo dia é dia de poesia esse gênero literário tão importante e que tanto nos sensibiliza.

O projeto também atendeu convite da COOEDITA – Cooperativa Educacional de Itapetinga, para participar de um belíssimo evento promovido pela instituição que teve como objetivo impulsionar seu projeto de leitura denominado “Ler, muito prazer!”.

O Projeto Amigos da Leitura teve participação especial com o momentos de contação de histórias suscitando o imaginário de todos que ali estavam. As crianças e os adolescentes cooeditanos interagiram intensamente cantando as músicas que faziam parte das histórias e, assim este momento foi mais que especial.

Compartilhe em suas redes sociais!