:: 11/ago/2025 . 11:47
ITAPETINGA E REGIÃO NA LISTA DAS CIDADES EM ALERTA DE TEMPO FRIO PELO INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na noite de domingo domingo (10) um novo alerta de declínio de temperatura e aumentou o número de cidades baianas afetadas – antes era de 135, mas subiu para 159.
Na região Sudoeste, o destaque fica para Vitória da Conquista, onde as temperaturas devem ficar abaixo dos 12°C.
No Médio Sudoeste, Itapetinga deve ter queda abrupta de temperaturas, que podem chegar aos 14°C em alguns períodos do dia, principalmente nas madrugadas, acompanhadas de chuvas finas, a partir desta terça (12).
Todo o Médio Sudoeste deverá ser afetado por essa nova frente fria vinda do sul do país.
Redação Sudoeste Hoje
BRUNO REIS MANTÉM ALTA POPULARIDADE E É APROVADO POR 78% DA POPULAÇÃO DE SALVADOR, DIZ PESQUISA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), registrou 78% de aprovação da população da capital baiana, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado pelo Bahia Notícias nesta segunda-feira (11). Apenas 18,7% disseram desaprovar a administração e 3,2% não souberam ou não opinaram.
O índice é praticamente o mesmo obtido por Bruno nas urnas no ano passado, quando foi reeleito com 78,67% dos votos válidos. O levantamento ouviu 710 pessoas entre os dias 4 e 8 de agosto, tem margem de erro de 3,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
De acordo com a pesquisa, 59,5% dos entrevistados consideram a gestão “ótima” ou “boa”, o melhor desempenho já registrado por Bruno Reis na série histórica da Paraná Pesquisas em Salvador, superando inclusive o recorde de 57,7% de outubro do ano passado. Outros 26,5% classificaram como “regular” e apenas 12,1% avaliaram como “ruim” ou “péssima”.
A aprovação é ainda mais expressiva em bairros periféricos. Em Valéria, 88,9% da população aprovam o trabalho do prefeito. No Subúrbio e nas Ilhas, o índice é de 85,5%; na região do Cabula e Tancredo Neves, 84,4%; e na Liberdade e São Caetano, 80,8%.
HOMEM TEM MAL SÚBITO NA FONTE NOVA E MORRE ANTES DO JOGO BAHIA X FLUMINENSE

Um homem identificado como André Batista dos Santos Júnior, de 24 anos, sofreu um mal súbito e morreu neste sábado (9), antes da partida entre Bahia e Fluminense.
Ele chegou a ser socorrido tanto pelos brigadistas da Arena Fonte Nova quanto pela equipe médica da Vitalmed, mas não resistiu. Em nota, a Arena Fonte Nova lamentou o falecimento de André Batista dos Santos Júnior ocorrido na tarde deste sábado (9).
“O prestador de serviço passou mal e foi atendido imediatamente pela equipe de brigadistas da Arena, que prestou os primeiros socorros. Em seguida, a equipe da Vitalmed chegou para continuar o atendimento mais avançado. Entretanto, apesar de todos os esforços, o rapaz veio a óbito. A Arena Fonte Nova se solidariza com a família e os amigos”, informou a assessoria do estádio.
QUENTINHAS | GABIRABAS QUEREM EDUARDO E RODRIGO JUNTOS NAS ELEIÇÕES DE 2026

EDUARDO E RODRIGO JUNTAM?
Apesar do afastamento político entre os herdeiros do ‘michelismo’, Eduardo Hagge e Rodrigo, os gabirabas e ‘saruês’, como são conhecidos, ainda mantém as esperanças de uma recomposição entre as duas lideranças para as eleições de 2026. Na base do governo estadual, Eduardo já definiu o seu apoio a Jayme Vieira Lima, pré-candidato a deputado federal. Jayme é do clã do ex-ministro Geddel e vem forte para disputar uma vaga na câmara federal.
DEPUTADO ESTADUAL EM ‘STAND BY’
O que dá alguma esperança aos gabirabas e saruês é a indefinição de Eduardo em relação ao seu candidato a deputado estadual, cargo que deverá ser disputado por Rodrigo. Apesar de ser cortejado por inúmeros pré-candidatos, Eduardo não deu o ‘sim’ a nenhum deles e isso indica que Rodrigo está no páreo. O que pega, não são as ‘rusgas’ familiares, mas o fato de Rodrigo ser da base de ACM Neto, que deve concorrer ao governo do estado, contra Jerônimo. Mas isto não é barreira intransponível para a união dos gabirabas. Com inteligência, pode-se até tirar vantagem da situação. Pra quem conhece o jogo…
CHAPA RODRIGO HAGGE E JAYME É MUITO FORTE
Apesar dos entraves, a ideia é uma dobradinha entre Rodrigo e Jayme Vieira Lima, única fórmula de manter o ‘michelismo’ vivo, com vistas a 2028, quando Eduardo deverá disputar a reeleição. Ao longo dos meus 45 anos de militância no MDB, aprendi que não se faz política visando o imediatismo, mas sempre pensando nas próximas. Michel fazia isto…
ANTÔNIO BRITO COM GRUPO FORTALECIDO
Detentor das maiores votações para deputado federal nas duas últimas eleições, em Itapetinga e região, Antônio Brito faz política o tempo todo e avança sobre a base do prefeito Eduardo e demais partidos, capitalizando cerca de 9 ou 10 vereadores como seus cabos eleitorais. Isto atrapalha o candidato de Eduardo para federal e a união com Rodrigo precisa ser avaliada, apesar de Eduardo e seu sobrinho divergiram nas preferências ao governo. Se isto acontecer, gabirabas antigos e os novos saruês voltam às ruas vestidos de amarelo. Grupo dividido só interessa à oposição.
Por Davi Ferraz
LUTO EM ITAPETINGA | MORRE DONA IZABEL, MÃE DA SECRETÁRIA DE SAÚDE MYLLENA ORRICO

Faleceu, na noite desta domingo, de causas naturais, a Sra. Izabel Orrico, esposa do ex-bancário William Orrico e mãe da secretária municipal de saúde, Myllena Orrico.
Dona Izabel tinha 84 anos e vinha passando por problemas de saúde. Além de Milena, deixou também os filhos William Filho e Mirella.
O Sudoeste Hoje lamente a passagem da amiga Dona Izabel e estende o seu pesar à família enlutada e amigos.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, com sepultamento previsto para as 16h.
Davi Ferraz – Editor
- 1


















