Durante discurso neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e citou, em inglês, a condenação de dois homens acusados de envolvimento nos atos de 8 de Janeiro. “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup attempt in Brazil”, declarou, referindo-se ao pipoqueiro Carlos Eifler, de 54 anos, e ao sorveteiro Otoniel da Cruz, de 45 anos.

A fala aconteceu durante o ato pró-anistia aos presos pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 2023. Bolsonaro afirmou que o julgamento é “inacreditável” e disse não dominar o inglês por uma “falha na formação”, justificando a leitura da frase como uma mensagem ao mundo.

O Supremo Tribunal Federal já formou maioria para condenar Otoniel, Carlos e outros quatro réus por envolvimento nos atos antidemocráticos. Votaram a favor da condenação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Apenas André Mendonça votou pela absolvição.

Compartilhe em suas redes sociais!