Os consórcios intermunicipais são um acordo entre municípios para realizar atividades conjuntas, como a prestação de serviços públicos. Além das atribuições rotineiras que inclui o uso de maquinários para melhorias das estradas e vias públicas nos diversos municípios que o integram, o consórcio intermunicipal pode ser usado para a gestão de serviços de saúde, dentre outras atividades. Nesse caso, os municípios se associam para promover, proteger e recuperar a saúde da população. 

Criado pelo Governo do Estado, alguns consórcios, a exemplo do formado pelos municípios do Médio Sudoeste, tiveram suas atividades desvirtuadas durante anos, com o uso abusivo de seus recursos e equipamentos em atividades políticas eleitoreiras, além do uso ilegal em atividades particulares, privilegiando alguns municípios e excluindo outros, ao bel prazer do seu ex-presidente.

Com a eleição da prefeita de Macarani, Selma Souto, como nova presidente, os gestores que o integram cobram democratização dos serviços, transparência, equilíbrio  e equidade, elementos fundamentais para reerguer o desgastado consórcio na nossa região.

Itapetinga, Macarani, Caatiba, Maiquinique, Itambé, Itororó, Potiraguá, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Firmino Alves, Nova Canaã, Encruzilhada e Santa Cruz da Vitória integram o Consórcio do Médio Sudoeste.

Os consórcios intermunicipais podem trazer vantagens como a economia de recursos financeiros e materiais, descontos na compra de medicamentos e insumos, melhoria do atendimento ao cidadão, otimização do uso de recursos públicos. 

Vamos acompanhar e cobrar

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!