O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), voltou a cobrar ao Governo do estado, urgência na implantação de medidas para minimizar os efeitos da seca no estado. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), hoje (05/12), o deputado relatou o sofrimento dos municípios, em diferentes regiões e o pedido de socorro por parte da população. Lembrando que o fenômeno El ninõ estava previsto há mais de seis meses, Tavares criticou a ausência de um planejamento voltado a conter os prejuízos e citou que alguns estados já formaram comitês de enfrentamento a seca, enquanto a Bahia segue sem o anúncio de providências.

“Ainda não vimos ações concretas e integradas, ou seja, a gestão estadual é aliada ao governo federal, portanto por que não estabelecer uma parceria com a Conab para colocar o milho a um preço justo? Esse é um dos exemplos do que pode ser feito, pois os prejuízos com a forte estiagem são inestimáveis. A Bahia está pegando fogo, as pessoas estão sem água, os animais morrendo, as queimadas se estendendo cada vez mais e até o momento não vimos ações efetivas por parte da Secretaria de Agricultura”, afirmou. Segundo Tavares é preciso que o Governo implante medidas urgentes com o Governo federal e as entidades de classe.

O deputado também sugeriu que o Poder Legislativo, de forma semelhante ao que ocorreu no período da pandemia, possa votar decretos de emergência em favor dos municípios, possibilitando que recursos sejam viabilizados e empréstimos agrícolas sejam prorrogados, com o objetivo de minimizar os impactos negativos da seca. //Ascom Pedro Tavares

Compartilhe em suas redes sociais!