FOTO SUDOESTE HOJE

Esperadas para o início de outubro, as ‘chuvas das águas’ não aconteceram em Itapetinga e maioria dos municípios do Médio Sudoeste da Bahia, levando os proprietários rurais ao desespero, com o registro de aumento expressivo da mortalidade do gado bovino, devido à falta de alimento e água para os rebanhos.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Eder Rezende, os municípios mais afetados da micro região são Potiraguá, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Itambé e Itapetinga, onde já foram registradas algumas mortes de animais, sendo que os demais municípios também passam por uma seca severa, o que não acontecia desde 2016, quando foram registradas cerca de 10 mil animais mortos na região.

De acordo com nota divulgada pela FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, 131 municípios baianos já estão em situação de emergência reconhecida, e muitos outros também estão em dificuldades, devido à  escassez de chuvas, com muitas lavouras perdidas e já contabilizadas milhares de mortes de cabeças de gado, causadas pelos efeitos da seca.

Em todos os municípios da região agropastoril de Itapetinga, decretos de emergência já estão sendo baixados pelos prefeitos, que necessitam, entretanto, do reconhecimento do governo federal, para que os produtores possam receber os benefícios previstos em lei, como a liberação de créditos rurais e prorrogação das dívidas anteriores, dentre outros.

De acordo com os institutos de meteorologia, ainda não há previsão de chuvas regulares para os próximos dias, em Itapetinga e região.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!