Durante muitos anos, nas décadas de 1950, 1960 e 1970 estórias de ‘arrepiar os cabelos’ eram contadas pelos moradores do bairro Camacan e de toda a cidade, relatando supostos casos de assombração envolvendo um antigo sobrado, localizado na praça Guilherme Dias (Concha), em Itapetinga. conhecida na época como ‘Praça do Camacan’.

No imaginário de muitas pessoas da cidade, o sobrado era ‘mal assombrado’, afastando moradores  por um bom tempo, após a morte do seu antigo proprietário, IOIÔ FREITAS, cidadão respeitável da cidade.

É evidente que tudo não passou de invencionices, mas de alguma forma essas estórias entraram para o folclore local, passando de geração para geração, mas o ‘Sobrado de Ioiô Freitas’ continua sendo habitado pelo seu atual dono e por inquilinos e nenhuma assombração é vista por lá, faz tempo.

De acordo com relatos de antigos moradores da cidade, o sobrado foi erguido, provavelmente, entre as décadas de 1940 e 1950, quando Itapetinga ainda era distrito de Itambé. É imponente e bonito, mas precisa de uma boa restauração, para preservar a nossa história.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!