Pesquisa Exame/Ideia que sondou o eleitorado baiano sobre a disputa pelo governo do estado também testou o cenário para o Senado, e trouxe uma surpresa. Na modalidade espontânea – quando o instotuto não apresenta nenhum nome, a pré-candidata bolsonarista Dra. Raíssa Soares lidera a preferência dos baianos, com 6% das intenções de voto. Em seguida está o senador Otto Alencar (PSD), que tentará se reeleger, com 5%. O senador Jaques Wagner (PT), que não concorrerá neste ano (tem mandato até 2026), aparece na sequência, com 1%. Brancos e nulos somam 6%, e 79% dizem não saber em quem votarão.

Na modalidade estimulada – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados – Otto Alencar (PSD) lidera a preferência dos baianos, com 22%; o deputado federal Cacá Leão (PP) aparece em segundo, com 13%; Dra. Raíssa, fica na terceira colocação, com 11%; Marcelo Nilo (Republicanos) tem 6%; e Tâmara Azevedo, PSOL, 5%. Os que não sabem em quem votarão caem para 30%. Brancos e nulos somam 13%.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00648/2022, a pesquisa ouviu 1.000 pessoas do estado da Bahia entre os dias 1 e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe em suas redes sociais!