Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opnus e divulgada nesta segunda-feira (21) pela rádio Nova Salvador, mostra que o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), segue na liderança nas intenções de voto. O levantamento mostra uma mudança, inclusive, quando o nome do ex-prefeito de Salvador e de seus adversários são vinculados a presidenciáveis.

Nas pesquisas anteriores, Neto aparecia em desvantagem quando o então pré-candidato do PT, o senador Jaques Wagner, tinha seu nome vinculado ao apoio do ex-presidente Lula. Agora, com o nome de Jerônimo Rodrigues, atual pré-candidato do grupo governista, aparece ao lado de Lula e do governador Rui Costa, Neto aparece na frente, tendo seu nome relacionado ao apoio de Ciro Gomes (PDT).

Na intenção de voto espontânea, quando o nome do candidato não é citado, ACM Neto aparece com 29%. Nesse cenário, são citados ainda os nomes de Rui Costa (9%) e Jaques Wagner (3%). João Roma (Republicanos) aparece com 4% e Jerônimo Rodrigues 2%. Outros 46% não sabem ou não responderam.

Já no cenário estimulado, Neto dispara com 65% das intenções de voto, seguido por João Roma (8%), Jerônimo Rodrigues (6%) e Kleber Rosa, do PSOL (1%). Brancos e nulos somam 6% e outros 14% não responderam.

No cenário estimulado com apoio, ACM Neto tem 41% quando vinculado ao nome de Ciro Gomes. Jerônimo aparece com 33% quando vinculado ao apoio de Lula e Rui Costa. Já João Roma tem 14% com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e Kleber Rosa tem 1% com o apoio de Guilherme Boulos (PSOL). Brancos e nulos somam 4% e outros 7% não sabem ou não responderam.

Potencial de voto e rejeição

A pesquisa também fez o levantamento a respeito do potencial de voto e rejeição dos nomes que se colocam na disputa pelo Palácio de Ondina. Nesse levantamento, 46% afirmam que, com certeza, votariam em ACM Neto. Por outro lado, 43% dizem não conhecer Jerônimo Rodrigues o suficiente, percentual próximo ao de João Roma nesse mesmo índice (45%). A maior rejeição é para o candidato do PSOL, Kleber Rosa, no qual 34% dizem que não votariam, percentual próximo também à rejeição para João Roma (33%).

Compartilhe em suas redes sociais!