Durante vários meses do ano passado, o comércio de Itapetinga e região, assim como em todo o país, foi embalado pelo pagamento do Auxilio Emergencial de R$ 600 reais, pelo Governo Federal às famílias carentes, o que injetou bilhões de reais na economia do pais, evitando uma catástrofe ainda maior, em função da pandemia.

Nesse período, algumas atividades econômicas puderam respirar um pouco, apesar das restrições impostas pelas sucessivas medidas impostas pelo governo estadual, como o fechamento do comércio nos finais de semana, toques de recolher, fechamento de bares, restaurantes etc.

Com o fim do pagamento do Auxílio Emergencial a partir de dezembro, o comercio se abateu e vem sentindo uma  forte queda nas vendas, o que foi fatal para algumas empresas, que já começam a fechar as portas. Falta dinheiro em circulação.

Neste momento, há uma expectativa do retorno do auxílio, mas sem muito otimismo, já que os valores serão bem menores que os R$ 600 do ano passado, sem falar da drástica diminuição no número de beneficiários.

De qualquer forma, o novo auxílio deve aliviar um pouco a agonia do nosso comércio, por um breve período, já que será concedido por tempo limitado.

Em tempos de escassez, “é melhor lamber do que cuspir”, como diz o velho ditado.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!