O ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos, morreu nesta terça-feira (9), aos 94 anos. A informação foi divulgada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituição que ele foi reitor. Roberto Santos, que também já foi ministro da Saúde, estava internado há cerca de 15 dias em um hospital particular de Salvador por causa de problemas renais.

“Informo aos membros da comunidade UFBA que Dr. Roberto Santos, nosso ex-reitor e nosso grande amigo, acaba de falecer. A UFBA, mais uma vez, está de luto. Expresso aqui nossos sentimentos mais profundos”, escreveu o reitor da Ufba, João Carlos Salles, nas redes sociais.

O governo da Bahia e a Ufba decretaram luto de três dias. O sepultamento está previsto para às 11h30, no cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro de Brotas, em Salvador.

Filho de Edgard Rego dos Santos e de Carmem Figueira Santos, se formou em medicina pela Ufba em 1949 e tornou-se professor titular da instituição em 1951.

Nos Estados Unidos, se especializou em clínica médica, em uma temporada nas universidades de Cornell, Michigan e Harvard (1950-1953). Depois, foi à Grã-Bretanha, onde se especializou em medicina experimental pela Universidade de Cambridge (1954-1955).

De volta ao Brasil, seguiu atuando na medicina e no ensino superior até ser nomeado secretário de Saúde da Bahia, durante os primeiros meses do governo Luiz Viana Filho. Ele abdicou do cargo ao ser nomeado reitor da Ufba (1967-1971), ocupando a mesma posição que foi exercida pelo pai dele, professor Edgard Santos.

Roberto Santos era membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina. O ex-governador da Bahia também foi fundador da Academia Baiana de Ciências.

Compartilhe em suas redes sociais!