Conheci Michel pessoalmente em 1980, quando conclui meu curso de Direito em Salvador e vim iniciar a carreira de advogado em Itapetinga, minha terra.

Tenho a clara lembrança do dia em que ele encostou a caminhonete ali próximo aos Correio e se dirigiu a mim, com sua voz rouca: “Você é o filho do velho Davo? Queria lhe convidar para uma reunião na casa de Manuelzinho Fernandes, para criar o novo partido de Tancredo Neves, o PP. Dr. Roberto Santos vai estar lá…”

A partir da fundação do PP (Partido Popular), começava a jornada de Michel e um grupo de amigos, na formação dessa grande liderança política que todos conhecemos, apesar da sua jornada política em Itapetinga ter começado bem antes, lá por volta de 1958.

O PP nacional acabou se fundindo com o antigo MDB e formando o PMDB de Ulisses Guimarães e Tancredo Neves, partido que iria dominar o cenário político brasileiro por muitos anos, após a redemocratização.

O nome de Michel como candidato a prefeito surgiu através de uma enquete feita pelo Jornal Dimensão, em 1981, com urnas na Alameda Rui Barbosa e outros locais da cidade. Ansiosa por mudanças, a população de Itapetinga escolheu o nome de Michel como provável candidato, dentre outros. Michel se candidatou e venceu as eleições de 1982, para o seu primeiro mandato.

Ali nascia o líder que todos conhecemos, com suas virtudes e defeitos, mas, acima de tudo, com muito amor e trabalho na construção de Itapetinga. O resto da história todos conhecem…

Hoje,  ao ver Michel chegar aos 93 anos de vida, com tanto vigor, determinação e senso de liderança, se tornou difícil evitar esse flash back, de como tudo começou.

Parabéns, velho amigo, seu exemplo é único e incomparável.

Por Daví Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!