PT ELEGE SOMENTE 32 PREFEITOS NA BAHIA E COLOCA RUI COSTA EM XEQUE
Com somente 32 prefeitos eleitos na Bahia, o PT saiu como um dos grandes derrotados na eleição municipal que ocorreu neste domingo (15).
O partido ainda disputa duas Prefeituras grandes: Vitória da Conquista, com Zé Raimundo, e Feira de Santana, com Zé Neto. Apesar disso, os apoios que os adversários nessas duas cidades devem receber praticamente tiram as chances da legenda de eleger os prefeitos em Feira e Conquista.
A derrota do PT na Bahia coloca a capacidade do governador Rui Costa (PT) em articular e passar a sua popularidade para aliados em xeque. Das 11 maiores cidades da Bahia, o PT só venceu em uma: Lauro de Freitas. Por outro lado, o DEM de ACM Neto levou quatro.
Em Salvador, o governador apoiou Major Denice e na noite deste domingo, confirmada a derrota da petista, sequer se manifestou. //Política ao Vivo
Rivadávia Ferraz, o PT a nível de Brasil, um balanço das eleições municipais. 189 prefeitos eleitos; em 15 cidades o PT foi para o 2.o turno, inclusive em Feira de Santana a 2.a cidade maior da Bahia com Zé Neto e Vitória da Conquista a 3.a cidade maior da Bahia com Zé Raimundo; 2584 vereadores; elegeu a maior bancada de vereadores de São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil; aumentou a bancada de vereadores na cidade do Rio de Janeiro em 50% ; elegeu uma professora negra aposentada na cidade de Joinville estado de Santa Catarina com + de 3000 votos, inclusive a companheira desde domingo, depois do resultado das urnas está sendo ameaçada de morte. O presidente da república apoiou 49 candidatos a prefeito nas principais cidades e capitais de cada estado, e só conseguiu eleger 2 prefeitos.
Aqui em Itapetinga particularmente, o vice prefeito que é do DEM, com a “máquina” na mão só elegeu 1 vereador. Voltando a eleição municipal de 2008, o Dr. José Otávio foi candidato a vice prefeito de Renan Pereira, e só conseguiu transferir + ou – 1000 votos se eu não estou enganado, e segundo os comentários que estão rolando pela nossa cidade, Paulo da geladeira obteve + votos que Renan Pereira, nesta eleição de 2020.
Nas eleições de 2018 o governador Rui Costa foi reeleito com + de 75% dos votos válidos e hoje tem + de 70% de aprovação do seu governo pelos baianos. Nas eleições de 2022 o governador não será candidato por ter 2 mandatos consecutivos, e logicamente apoiará um candidato do PT ou de outro partido da base aliada.
Amigo Jorge Bigode, vc se esqueceu só de um detalhe nos seus comentários: o candidato mais votado para governador, em 2018, não foi Rui Costa, mas sim Zé Ronaldo de DEM. Explique isso aí…
Meu amigo Rivadavia Ferraz, voce quer dizer aqui em Itapetinga que Rui Costa nao foi bem votado e sim o candidato de DEM. Mas no rresultado final deu Rui Costa reeleito governador da Bahia com + de 75% dos votos validos.
Quem será o(a) candidato(a) do PT para governador da Bahia eleição 2022?Para escolher a candidata ao executivo de Salvador major Denice foi a maior dificuldade,e não caiu no gosto dos soteropolitano. E será que Rui Costa vai ter aval de Lula para ser candidato do partido dos trabalhadores a presidência da República,uma vez que o governador da Bahia tem esse objetivo, vamos aguardar falta pouco para a próximo eleição.
Eu não tenho nada contra governador nenhum do Brasil. O que eu tenho contra é o que está por trás de certos. Qual “projeto mor” ( significa supremo ) eles representam, ou trabalham em prol.
Pois, é de se saber que os chineses há muito tempo estão de olho no nordeste, nas riquezas minerais que aqui se têm, da mão de obra barata para futuras empresas virem a se instalar. Projeto de controle e miséria para com o povo nordestino.
Eles fazem isso com o povo deles lá na China, pra não fazerem com a gente. Pesquisem sobre o controle tecnocrático de lá, articulações do presidente chinês gerando queda de algumas bolsas de valores.
Passou a mão em empresas de empresários que ele não ía com a cara, apesar de a China ter grupo de bilionários que são amigos do presidente.
O que dizer do banimento do 5G chinês da União Européia e sua correlação com a espionagem da Hawei, mesma multinacional que está aplicando recursos em investimentos em algumas áreas aqui. Pra quê? Pra controlar depois. Ainda têm gente sonhando alucinado com os lucros de certas mineradoras, não sabendo de articulações de alto escalão envolvidos nessa trama. Devemos pensar sim, nas mãos de quem a gente corre o risco de sermos escravos…
Meu amigo Rivadávia Ferraz, o candidato a governador da Bahia Zé Ronaldo do DEM, só ganhou em uma meia duzia de cidades da Bahia, inclusive aqui em Itapetinga, igualmente ao presidente da república, mas logicamente o governador Rui Costa foi reeleito com uma votação com + de 70% dos votos válidos, é você tem que explicar para os leitores dos seu blog, poque ficou parecendo que o candidato do DEM que foi eleito governador, ok.
Jorge Bigode, todo mundo sabe que o PT aqui na Bahia sem o PP, PSD e PL é um mero coadjuvante, não apenas na Bahia, mas em todo o Brasil. Rui Costa foi eleito graças a União de Prefeitos da Bahia, onde desacreditados com ACM Neto, a maioria dos prefeitos da UPB apoiou Rui, simples. PT sem base aliada, não é ninguém. Inclusive já que você tocou em SP; o candidato Petista lá obteve o 6° lugar se não me engano, e no RJ o 4° lugar, ficando nessas duas cidades com um desempenho abaixo do Republicanos.
Leitor anônimo, data 21 de novembro de 2020 às 00:42. Você mesmo sendo anônimo qual o partido que você é filiado ou simpatiza. Quantos partidos apoiaram o atual presidente da república. por exemplo, aqui em Itapetinga o PMDB reelegeu o atual prefeito, com ajuda dos partidos: PSDB, Republicanos, PSC, DEM, PSD. E o PSD de Itapetinga apoiou o PMDB e como você comentou, é da base aliada do governador Rui Costa, inclusive o PSD na Bahia tem dois senadores eleitos com a ajuda do PT do governador Rui Costa. É isso, no Brasil sem alianças partido nenhum chega ao ¨poder¨. Nas eleições de 2006, o senador Jaques Wagner foi eleito governador da Bahia, no primeiro turno, e o vice governador do PMDB. Dilma Roussef eleita e reeleita, e o vice presidente do PMDB Michel Temer, coisas da política brasileira.
Jorge Bigode. Não sou filiado a partido nenhum, inclusive sou favorável as candidaturas avulsas, a maioria dos partidos estão ultrapassados, não representam mais ideologia nenhuma. Pois é, o PSD levou 2 senadores com ajuda do PT, hoje eu acredito que o PT está em decadência e que nas próximas eleições o PSD é quem levará o PT ao senado, ou não, já que o PSD é um pega-tudo e varia de estado a estado.
Leitor acima. Nas eleicoes do ano de 2022 para governador, vamos ver a “forca” do PSD na Bahia, se o PSD tem essa forca que voce afirma que tem. Na minha humilde opiniao, o candidato do PT a governador da Bahia e o senador Jaques Wagner. O PMDB e considersdo o “maior” partido no Brasil, mas na pratica nao e isso. O PMDB na Bahia quando lanca candidato a governador nao decola, e a ultima vez que lancou candidato a presidente da republica foi o saudoso Ulisses Guimaraes.