A subsecretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, afirmou ontem em entrevista à TV Bahia que a alta ocupação de leitos de UTI para Covid-19 nas regiões oeste e sudoeste é uma das preocupações do governo do estado hoje.

Na região sudoeste, a ocupação das UTIs tem demorado a cair, mantendo uma estabilidade elevada, perto dos 70%. A subsecretaria avalia que o período eleitoral pode ser um fator agravante nesse sentido.

Muitos foram os flagrantes em cidades da região, como Barra do Choça, Ibicoara e Itarantim, que mostram atos políticos promovendo aglomeração de pessoas. Tereza Paim explica que o impacto vem na cidade polo do sudoeste baiano, Vitória da Conquista, onde existem 70 leitos de UTI para Covid-19, sendo que a maioria deles está ocupada por moradores de municípios vizinhos.

A região oeste vive uma situação similar. A taxa de ocupação se mantém estável, mas em um patamar superior a 60%. Em Barreiras, cidade polo da região. são 40 leitos de UTI para a Covid-19, sendo que 26 deles estão ocupados e, desse tota, 21 estão ocupados por moradores de municípios vizinhos. //Toda Bahia

Compartilhe em suas redes sociais!