Na reta final para escolha dos candidatos em convenções partidárias, PDT e PCdoB optaram em lançar nomes de políticos antigos e fora de circulação, para disputar o cobiçado cargo de prefeito, em Itapetinga, onde o atual prefeito Rodrigo Hagge é franco favorito.

GILSON DE JESUS PELO PCdoB

Pelo PCdoB, o nome escolhido em convenção neste domingo (13) é o do ex-vereador Gilson de Jesus, afastado da política desde 2012, quando disputou o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Kátia Espinheira, numa coligação entre PMDB/PCdoB, derrotada pelo candidato do PT.

Gilson é um nome respeitável, mas já era considerado ‘carta fora do baralho’ em qualquer avaliação política eleitoral. Retorna ao jogo para ajudar o seu partido, que enfraqueceu muito e luta hoje pela sobrevivência. A meta é ocupar espaço e eleger um ou dois vereadores. Vale o sacrifício.

JURACI NUNES PELO PDT

Outro velho político que retorna ao jogo neste período de ‘pandemia política’ nas oposições, é o ex-vereador Jurací Nunes, que iniciou sua carreira na década de 1960 e se aposentou das disputas eleitorais após ser derrotado em 2004 e não conseguir mais retornar ao legislativo municipal.

O papel de Juraci neste pleito é dar sustentação e garantir recursos do fundo eleitoral ao PDT, algo em torno de R$ 30 mil reais, que serão repassados às legendas que tiverem candidaturas próprias nas eleições majoritárias. Outros recursos de deputados poderão ser repassados, mas isso não é garantido, devido à fragilidade da candidatura a prefeito.

O PDT de Itapetinga tem como meta principal reeleger os vereadores Romildo Teixeira e Valdeir, mas nem isso está garantido.

E vai por aí…

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!