Localizado no Médio Sudoeste da Bahia, o município de Potiraguá é o que vem registrando mais casos de Coronavírus na região, nos últimos dias. No espaço de apenas uma semana, a pequena Potiraguá (7.224 habitantes) já teve 6 casos confirmados da Covid-19 pelo Lacen, o que deixa a cidade e toda a região em alerta máxima.

Além da sede do município, Potiraguá possui dois distritos, Gurupá Mirim e Itaimbé (Coréia), que ficam às margens de duas rodovias importantes, a BA-680 e BR-101, utilizadas por quem se dirige desses distritos para Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Porto Seguro e outras cidades do sul e extremo sul. Isto coloca o município como uma espécie de ‘porta de entrada’ do novo coronavírus, atingindo seus moradores e espalhando o vírus em toda a região.

O deslocamento constante de pessoas de Potiraguá para Itabuna e Porto Seguro também pode ser um dos fatores que contribuem para o aumento dos casos da Covid-19 no município. Isto sem falar dos pacientes com outras enfermidades que são regulados pela Sesab para tratamentos nos hospitais de Itabuna (Hospital de Base) e Ilhéus (Hospital Costa do Cacau), e que retornam contaminados pela Covid-19.

Barreiras sanitárias precisam ser erguidas ou reforçadas na entrada da Coréia via BR 101, e saídas para Itarantim e Itapetinga, com urgência, para estancar a contaminação através de pessoas que entram na região, pela BA-680 (estrada da Coréia).

Por Davi Ferraz  

Compartilhe em suas redes sociais!