Em uma ação movida por um vereador conquistense, a justiça estipulou o prazo de 72 horas para que o governador Rui Costa apresente explicações a respeito da transferência de pacientes com Coronavírus de Itabuna, Ilhéus e outras cidades do sul da Bahia, para o Hospital de Clínicas de Vitória da Conquista – HCC.

A transferência de pacientes do sul da Bahia para Conquista chegou a ser divulgada pela mídia regional, após denúncia do prefeito Herzem Gusmão, mas o governador Rui Costa e seu secretário de saúde disseram tratar-se de Fake News.

Entretanto, novas evidências demonstraram que as transferências têm acontecido de fato, com pacientes em estado grave ocupando leitos clínicos e de UTI no HCC de Vitória da Conquista, motivando uma ação judicial movida pelo vereador.

A transferência de pacientes do SUS, de uma localidade para outra, através de regulação, é legal e necessária, quando há insuficiência de leitos na localidade de origem. No caso do Covid-19, então, vale qualquer sacrifício, mesmo com desgaste para o governo.

Bastava que Rui e seu secretário tivessem dito a verdade para a população de Conquista.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!