No “Papo Correria” da última terça-feira (07), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao lado do Governador Rui Costa, explicou as razões do fechamento das centrais de regulação de leitos do SUS no interior do Estado. O secretário de Rui Costa informou que houve a necessidade de fechar, visto que os resultados não estavam acontecendo como esperado.

“Cada regional enxergava apenas os leitos e procedimentos oferecidos naquela regional e ela só acionava a central estadual quando o recurso não estava disponível, e acontecia frequentemente de um recurso estar disponível, em uma região, e faltar em outra e uma não enxergar a outra e tinha que acionar a estadual, isso demandava mais tempo. Nós, inauguramos uma central integrada de saúde que contém ali uma Central estadual de regulação e dentro deste prédio moderno colocamos todos os complexos regionais, exceto o de Juazeiro. A partir de agora enxergamos o Estado inteiro e vai facilitar e agilizar muito mais a transferência dos pacientes”, disse o secretário.

Em relação às centrais de Itabuna e de Vitória da Conquista, estima-se que a decisão resulte em desemprego de quase 80 funcionários. Em relação a estes funcionários, Rui Costa afirmou que os mesmos poderão ser aproveitados por conta da demanda da saúde neste período, mas, nada está confirmado.

Se não bastasse a calamidade que estamos passando por conta da pandemia do novo coronavírus, tudo indica que essa desastrosa decisão vai afetar também a capacidade do serviço prestado pela Sesab na área de alta complexidade. O que impressiona mais ainda é o silêncio dos deputados de Conquista em relação ao desmonte do SUS em nossa cidade. O que vai acontecer é o isolamento do cidadão em relação ao SUS, ampliando ainda mais a crise que estamos enfrentando. //Blog do Ivan Cordeiro

Compartilhe em suas redes sociais!