Com 417 municípios e mais de 300 distritos com possibilidade de serem emancipados num território nas mesmas proporções da França, a divisão da Bahia é um assunto que vem sendo discutido há longos anos. Essa pauta volta ao destaque através do prefeito Herzem Gusmão Pereira que defende a criação da “Bahia do Sul”.

Em entrevista ao site Bocão News, Herzem Gusmão diz que tem apoio de vários prefeitos, entre eles o de Brumado, Eduardo Vasconcelos Lima. “E quem sabe que a minha querida Vitória da Conquista fosse a Capital”, afirma o emedebista. O desejo existe, mas isso não se comenta no Palácio de Ondina, residência oficial do governador Rui Costa Santos.

DOIS OU TRÊS ESTADOS?

A Bahia é um estado muito grande , maior mesmo que alguns países. Portanto, uma divisão seria algo que beneficiaria os municípios do interior, em especial cidades pequenas e regiões que sofrem com a falta de infraestrutura, escolas, saneamento e empregos, devido à ausência do Estado nas regiões mais longínquas.

Existe uma proposta que defende dividir a Bahia em 3 Estados: Bahia, que abrangeria Salvador, Recôncavo, Nordeste, Chapada e Norte do Estado; Santa Cruz ou Bahia do Sul, que englobaria o Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado, tendo como opções para capital  as cidades de Vitória da Conquista , Itabuna ou Porto Seguro; e São Francisco, abrangendo toda a Região Oeste a partir do Rio São Francisco, cuja capital poderia ser Barreiras ou Luiz Eduardo Magalhães.

Na Constituinte de 1988, o atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, defendeu como deputado federal a criação do Estado de Santa Cruz, mas o Congresso acabou não aprovando a proposta.

Faltou pouco…

Compartilhe em suas redes sociais!