Nesta sexta-feira, 25, a Concha Acústica ficou lotada para acompanhar o lançamento do projeto Molecada, contra a erradicação do trabalho infantil. A Prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria de Educação, apresentou um grande festival de talentos estudantil com o objetivo de promover a socialização dos talentos descobertos nas escolas municipais. Música, dança, poesia e teatro passaram pelo grande palco da Concha para lutar contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Além disso, mini palestras debateram temas como os direitos e deveres, o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, prejuízos que o trabalho precoce pode acarretar e ações para a erradicação do trabalho infantil.

Como explicou o secretário de Educação, Geraldo Trindade, o festival apenas tornou público um projeto já em execução nas escolas. A secretaria já vem, durante todo ano, fazendo um importante trabalho de reflexão sobre o tema com os alunos do Ensino Fundamental II – 5º ao 9º ano.  Em sua fala de apresentação oficial do projeto, Geraldo contou que a secretaria fez uma pesquisa com mais de quatro mil alunos e detectou que em todas as escolas municipais existem alunos, de 9 a 17 anos, que trabalham. E é justamente essa realidade que a Secretaria de Saúde quer modificar.

“Nós não podemos admitir que a infância seja roubada. É nessa fase que acontecem as melhores experiências e quando se começa a formação do caráter. Lugar de criança é na escola. Aproveitem o que os professores têm a oferecer a vocês. São vocês que serão os principais responsáveis por mudar o cenário ruim que o país construiu nos últimos anos”, falou o prefeito Rodrigo Hagge. Para o prefeito, é preciso identificar os pontos de vulnerabilidade e trabalhar de forma responsável para corrigi-los. “Itapetinga tem muito a avançar. E as nossas crianças terão um futuro brilhante”, finalizou Rodrigo.

“Brincar, estudar, viver… trabalhar só quando crescer”. Esta foi a mensagem passada com sucesso pelo festival.  A Prefeitura de Itapetinga está na luta contra a exploração do trabalho infantil, consciente de que, como cantaram as crianças em uma das apresentações, “criança não trabalha, criança dá trabalho”. Erradicação do trabalho infantil será sempre uma luta encampada pela atual gestão municipal. // Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!