Na noite desta quarta-feira, 23, a prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria de Saúde, convocou grande coletiva de imprensa para anunciar a implantação da Policlínica Municipal. Com o objetivo de ofertar serviços especializados em saúde de acesso fácil para a população, aproximando os usuários da assistência médica, duas unidades – no Centro e na Nova Itapetinga – serão instaladas oferecendo atendimentos em cardiologia, oftalmologia, ginecologia, ortopedia, pediatria, psicologia, fisioterapia, endocrinologia, mastologia e geriatria. Além disso, a Policlínica disponibilizará serviços terapêuticos e de apoio ao diagnóstico como ultrassonografia, análises clínicas, eletrocardiograma e acupuntura.

Durante o evento, Lívia Pires, coordenadora da Policlínica que será instalada no Centro,  exaltou o incansável esforço do prefeito Rodrigo Hagge e do secretário de Saúde Helder Serafim para trazer o melhor para o povo.

Sílvia Sandra assessora técnica da Secretaria de Saúde falou da realização de um sonho, da salutar ideia do secretário e do empenho para que este primeiro passo de um projeto ainda maior seja dado. Sílvia garantiu que muito ainda está por vir em relação à saúde pública em Itapetinga. “A população precisa ser atendida e respeitada. Eu acredito nesta gestão porque trabalha com respeito à população”, finalizou a assessora.

O Secretário de Saúde, Helder Serafim Machado, destacou o orgulho e a gratidão por estar vivendo este momento especial. Por poder, junto a sua equipe, brindar o resultado positivo do esforço, principalmente, depois do sucesso do mutirão, projeto que, apesar de ter sido abandonado pelo Governo do Estado, foi garantido com louvor pela prefeitura.

O secretário explicou o funcionamento da policlínica, primeira ação de uma rede de atenção de média complexidade que será implantada no município e falou sobre as novas ações que qualificarão a saúde de Itapetinga. Entre outros projetos já iniciados, Helder listou a instalação da Central de Imunização; a retomada de obras paralisadas na gestão anterior, entre elas as Unidades de Saúde dos bairros Vila Érica e Cidade Jardim; a readequação do Centro de Fisioterapia da Loja Maçônica; e a implantação do atendimento odontológico do Rotary e do Centro de Referência em Hiperdia – Hipertenção e Diabetes.

Ao finalizar o evento, o prefeito Rodrigo Hagge deu boas vindas ao secretário e afirmou que juntos têm enfrentado uma verdadeira cruzada para fazer a saúde de Itapetinga funcionar bem. O prefeito explicou que a cada dia vem apurando débitos maiores que, atualmente chegam a quase 80 milhões de reais e que, por isso, qualquer ação despende muito esforço.

“Mas isso não nos tem impedido de levar o melhor serviço para a população. Se o governo do Estado tem sido omisso com a nossa cidade e com aqueles que são oposição, nós não seremos omissos com o nosso povo. Por isso garantimos com sucesso o mutirão que a Sesab cancelou. Por isso estamos levando saúde especializada para perto da população através da policlínica. Vamos continuar trabalhando em busca de uma saúde de referência. Não vai ser fácil, mas tínhamos consciência das dificuldades que enfrentaríamos”, falou o prefeito Rodrigo Hagge.

A policlínica do Centro começará a funcionar já em setembro e a da Nova Itapetinga em cerca de três meses por conta da estrutura necessária. // Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!