Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste do estado, contam que receberam neste mês de agosto uma nota de despejo para deixarem a residência universitária. O comunicado foi emitido pela prefeitura de Brumado, município de origem dos estudantes, e que fica a cerca de 137 km de Conquista.

Os universitários disseram que não têm condições de manter a moradia na cidade para continuar os estudos, sem a ajuda municipal. Em comunicado, a Prefeitura de Brumado alegou que o corte do aluguel faz parte de mudanças administrativas. O mesmo comunicado, no entanto, diz que a medida faz parte de um projeto de lei, que ainda não foi aprovado mas já está em vigor.

Cerca de 22 estudantes moram na casa com 11 quartos e cerca de 7 banheiros e o custa R$ 2.300. A secretária de Educação de Brumado informou que um projeto vai substituir o aluguel, e que prefeitura vai passar a pagar entre R$ 500 a 700 para cada aluno. A educadora Acácia Ribeiro, que disse que a prefeitura vai trocar o aluguel para a bolsa, e que essa só será concedida para estudantes que sejam considerados carentes.

A secretária, no entanto, não respondeu quais parâmetros serão utilizados para determinar o que o município considera como carência.

Compartilhe em suas redes sociais!