junho 2017
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Acorda potiragua: Na cidade só tem um blog que é comprado pelo filho do prefeito. Não divulga nada. Fica postando só...
  • Acorda potiragua: O governador tem que fazer alguma coisa por Potiragua. Se não vai ficar pior que Itabuna.
  • Terra sem lei: Aqui não tem vereador estão todos comprados cada um ganhou 30 mil e 30 terrenos para fazer compra de...
  • Acorda potiragua: Davi hoje na Coreia teve 3 casos positivo, sabe quem avisou a população?? Os donos do mercado que...
  • Ana: Manda seu prefeito respeitar a cidade [10:00AM 27/05/2020] Casa itapetinga:Fiz sim perfeito Rodrigo Hagge.danni...
  • Andrey: Fala de sarue doído aikkkkk [18:24PM 27/05/2020] Simone Barsant:Estava mas Danny hoje em??E hoje o que vai...
  • Anônimo: Davi, Saiu hoje que a pior taxa de isolamento da Bahia é em Potiraguá, vc realmente está certo, lá está um...
  • Bruno: Boa tarde Davi Avisar o perfeito demissões e massa na azaléia.. Está previsto começar na segunda feira..
  • RÁDIO VIDA NOVA FM 104,9: A direção da Rádio Comunitária Vida Nova FM 104,9 juntamente com sua equipe de locutores e...
  • Luiza: Bom dia Senhor Davi. Eu fico surpresa ao ver constantemente os funcionários do colégio de um determinado...
  • Luiza: Bom dia Senhor Davi. Eu fico surpresa ao ver constantemente os funcionários do colégio de um determinado...
  • Rivaldo Luz: Estamos consternados pelo falecimento de Aida, fazia parte do grupo de amigos, quando residíamos em...
  • Morador de Potiragua: O nosso Município está abandonado, não sei onde vamos parar, e o pior que ninguém fala nada.
  • María Alice Souza alic: Uma grande colega somos da mesma época de trabalho uma guerreira Deus a chamou pra está com...
  • Anonimo: Depois é Bolsonaro que é ditador e doido. Isso mostra a que ponto está chegando os políticos da Bahia!...
leitores online


ERRO HISTÓRICO: MERCADO MUNICIPAL DE ITAPETINGA FOI DEMOLIDO PRA NADA

Sempre que é postada nas redes sociais uma foto do antigo Mercado Municipal de Itapetinga, nota-se uma verdadeira indignação por parte dos internautas, que não compreendem os motivos que levaram o ex-prefeito José Marcos Gusmão (1989 a 1992) a derrubá-lo e construir em seu lugar em jardim sem graça e sem nenhuma serventia.

Durante o seu primeiro mandato, o ex-prefeito Michel Hagge construiu a Central de Abastecimento I, deixando para o seu sucessor ((Zé Marcos) a tarefa de transferir os comerciantes do antigo mercado e os feirantes, para o novo local.

A ideia de Michel, entretanto, era reformar o velho mercado e transformá-lo em um centro de artesanato e lazer, como forma de gerar novas oportunidades para artesãos, costureiras, proprietários de lanchonetes, bares, etc.

Depois da desocupação e mudança para a nova central, o mercado ficou totalmente abandonado por mais de 1 ano, servindo de abrigo para mendigos, bêbados e marginais, o que gerou inúmeras reclamações de comerciantes e moradores.

Surpreendentemente, o prefeito Zé Marcos optou pela demolição, alegando que as paredes estavam impregnadas de sal, abandonando, assim, o antigo propósito da restauração.

Contam que as telhas foram doadas à população pobre e que as imensas peças de madeira nobre (Ipê) que sustentavam o telhado, viraram curral em alguma fazenda da região…

Foi isso aí…

Por Davi Ferraz

10 respostas para “ERRO HISTÓRICO: MERCADO MUNICIPAL DE ITAPETINGA FOI DEMOLIDO PRA NADA”

  • Cássio Montalvão.'. says:

    À exceção de, ou com a exceção de (para que linguistas não me torrem a paciência), Juvino, Espinheira, Luna, Pe. Altamirando, Evandro e o neófito Rodrigo(*), não houvera um alcaide que não cometera ‘históricos erros’ em relação ao patrimônio cultural material e imaterial de nossa cidade.
    Mas isso é um papo para o meu livro (no prelo): ‘Crimes contra o patrimônio cultural material e imaterial em Itapetinga-BA’.
    (*) É esperado do atual gestor um carinho a maior e respostas concretas sobre a inoperância do nosso ‘Museu de Artes e Ciências e do Parque Zoobotanico da Matinha’. Caminhamos no sentido de apostas, torcida e assertivas em relação a vossa gestão!
    Itapetinga, Bahia e Brasil estarão gratos e serão reconhecedores de ações que não incidam sobre ‘erros históricos’…
    Um ótimo domingo de paz e amor em nossa cidade, estado, pais e pelo mundo afora!,

  • Artista plastico says:

    Foi essas e as outras inumeros crimes cometidos contra a arte e o povo de minha cidade,o museu,as esculturas da praça josé bonifacio, é a mentalidade retrograda desses gestores e de seus secretarios incompetentes.

  • Elton Tenório says:

    Por que o atual prefeito Rodrigo Hagge não lança o desafio de construí-lo de novo? Uma vez que é neto do Michel Hagge. ??? Eu como prefeito faria isso.

  • Fala sério... says:

    Sim…agora fala o que o seu prefeito (que tem mantido esse blog às dura$$$ penas) diz sobre isso? Pelo visto nada, é só o que ele fez até agora.

  • Atento says:

    Coitado do Rodrigo, mais um pouco e o tal do “Fala sério” vai culpar o cara pela demolição. Rssss.

  • IjanaiJr. says:

    Eu tive a oportunidade de ouvir do ex-prefeito José Marcos Gusmão em uma conversa informal, após uma provocação minha, o quanto ele se sentia arrependido de ter atendido aos reclames de moradores e comerciantes acerca da freguesia que rondava o antigo mercado à época. Homem de grande personalidade, não se envergonhava de reconhecer os erros cometidos, e se lamentou profundamente por ter sido dele a ordem para acabar com o Mercadão, e não ter transformado aquela região em um grande ambiente para projetos artísticos.
    Independente de seus erros, em que alguns fazem parte do enorme rol de erros que vem subsistindo nas administrações locais (o acolhimento de personas não gratas do povo), foi um um grande administrador, diferente de todos que passaram como gestores municipais nos últimos 20 anos em Itapetinga.
    Um outro fato que marca bem essa diferença, lembro-me como se fosse hoje, ao sair de um dia de trabalho na Prefeitura em plena campanha eleitoral, ao atravessar a Praça Dairy Valley sentido Maçonaria onde completava seu dia atendendo pessoas na função de médico, deparou-se com Antonio Edson (Piolho) que durante a campanha travestia-se de “Zé Paulista”, um bebum recém chegado de São Paulo que indagava as grandes obras realizadas em Itapetinga, como o calçamento da avenida Itarantim, a central de abastecimento, sempre fazendo perguntas de quem eram aquelas obras, e o povo respondia nos comícios como em um jogral, Michel, que à época era o maior desafeto politico de Zé. Então, naquele momento, ele abraça Piolho e diz – “Edson, você tá acabando comigo”. O personagem bebum relembrava um passado ruim do nosso então Prefeito. Edson (Piolho), cabisbaixo, disse – “Zé é apenas um personagem, uma interpretação artística”. Zé respondeu – “Fique tranquilo, não guardo mágoa, ganhe seu dinheiro”. Aquela situação me encheu de orgulho do “Zé Mijão”, cujo simbolo de campanha já foi um pinico. Embora não tenha dado meu voto em nenhuma das oportunidades, pra ele ou ao seu candidato, Zé Otávio, naquela eleição, perdendo para o lendário Michel Hagge que viria a realizar seu terceiro mandato, sendo o 12º prefeito eleito em Itapetinga, tenho nele o finado Zé, um grande exemplo de dignidade demonstrada em um simples gesto comum a poucos, muito pouco mesmo.
    Edson, Edson…., imagina ai se fosse o contrário?

  • Davi Ferraz says:

    Dui, me desculpe, mas vou fazer uma correção no seu texto: a campanha que usou o ‘pinico’ para avacalhar Zé Marcos foi a de 1988, pelos apoiadores de Zildo Carvalho. Outro adendo: em 1992 Michel disputou o seu segundo mandato. O terceiro foi em 2004. Um abraço

  • IjanaiJr. says:

    Professor, você sempre atento. Realmente os adversários quem usavam o objeto para sacanearem Ze, e também esta certo quanto ao pleito que consagrou Michel em seu terceiro mandato. Aquele seria então o segundo de Michel Hagge, de 93 a 96, quando ai sim venceria a Jose Otávio. Obrigado pelas correções.

  • Cássio Montalvão.'. says:

    Reza a lenda que nasci pelas mãos comprometidas e competentes do médico Zé Marcos!
    Cresci com Piolho, vulgo Edson e seus ‘personagens políticos’, filho de Seu Santinho, padeiro das antigas e homem de bem! Exemplo de pai de família!
    Tenho em Piolho um bom amigo de tempos idos…
    Cresci vivendo coisas e o Ir.’. Dui (outro homem de e do bem!) faz parte de tantas destas coisas, assim como Rivadávia, que aqui chamamos de Davi, que tem seu lugar na história e estórias da cidade!
    Zé Marcos, fora um excelente ser humano, homem probo, bom Prefeito penso, e, que em alguns momentos fraquejou frente convites etílicos que foram explorados politicamente, tripudiando sobre um caso de saúde… Outro erro não menos cultural…
    Infelizmente erros são erros… E penso que em verdade estes erros históricos contra nosso patrimônio cultural que é o que realmente me interessa nesta discussão se dão pelo fato de infelizmente os nossos gestores municipais com raríssimas exceções não terem uma preocupação a maior na composição do seu primeiro escalão. Tecnicidade em todos os níveis é sempre mais importante que critérios políticos partidários. Assim erramos menos…
    Abraços a todos que pensam Itapetinga!

  • Anônimo says:

    Isso foi um crime contra o patrimônio que deveria ser restaurado. Segundo falam as madeiras de lei retirada do antigo mercado municipal foi unicamente para a fazenda do ex-prefeito José Marcos Gusmão.

Deixe seu comentário

  • TARUGÃO PEDIU, O SAC ABRIU
    18 de maio de 2020 | 20:18

    A partir desta-segunda (18), o Ponto SAC de Itapetinga foi reaberto pela Secretaria de Administração da Bahia e funcionará mediante agendamento. O pedido para reabertura do órgão foi protocolado pelo atuante vereador Tarugão (MDB), nas barbas dos vereadores ligado ao governador, cuja estratégia torcer contra e cruzar os braços para atrapalhar a gestão municipal, mesmo sacrificando os interesses da população de Itapetinga. Tarugão capitalizou bem e os governistas perderam pontos importantes junto ao eleitorado. Hê turma ruim de serviço…

  • FOI MEXER LOGO COM OS ‘MANOS’…
    15 de maio de 2020 | 21:16

    Depois de instigar um pequeno grupo de moradores do 12 de dezembro para protestar contra a instalação de um hospital de retaguarda da Covid-19, blogueiro condenado do PT tá colhendo o que não esperava: a revolta dos ‘manos’ da redondeza. Vejam o que rolou nos grupos do zap hoje: “Eu tava conversando com uma moradora do Brogodó agora… Ela disse que os manos lá do bairro disseram que a polícia ficou lá um dia todo e que ninguém apareceu pra fazer tumulto sobre o hospital de campanha… Que só era o cabeludo que tava colocando pilha e que se a polícia ficasse lá de guarda atrapalhando a correria dos manos que o cabeludo que ia cair na ripa”. Bate não, manos…

  • ESTADO SEM GRANA PRA PAGAR SALÁRIOS
    13 de maio de 2020 | 17:43

    Os servidores públicos do estado continuam sob o risco de não serem pagos nos próximos meses. Após o governador falar sobre o assunto nas últimas semanas, agora foi o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, que sinalizou o risco, durante entrevista para o programa Isso é Bahia, da Rádio A Tarde FM, e para o Bahia Notícias, nesta quarta-feira (13). “O risco existe se a situação não continuar controlada como ela está no momento”, afirmou o secretário. Comprando respiradores por 180 mil e máscaras por 16 reais só pode estar descontrolado mesmo!

  • LOCUTOR DO PT PROPÕE “VIDA DE GADO” PARA PACIENTES DO COVID-19
    11 de maio de 2020 | 19:48

    A quantidade de cargas d’água vomitadas diariamente pelos locutores do programa dos ‘condenados‘ na Rádio Jornal, parece não ter fim. Hoje, um deles propôs que o prefeito colocasse os pacientes de Covid-19 no Parque de Exposições, para ajudar seu coleguinha que não quer os pacientes no PSF do 12 de dezembro, onde se esconde. O argumento simplório do locutor é preconceituoso e discriminatório, pois trata os pacientes de Coronavírus como verdadeiros leprosos, que devem ficar distantes da sociedade, em local estruturado para receber animais. Lembram da música do Zé Ramalho? “Ôôô vida de gado, gente marcada…”

  • RUI CONFESSA QUE QUEBROU A BAHIA
    11 de maio de 2020 | 19:21

    Rui Costa anda mandando recados pela imprensa adestrada dele, dizendo que as finanças do estado vão de mal a pior e que só garante pagar em dia os salários dos servidores nos próximos dois ou três meses. O alerta do petista soou como uma espécie de ‘confissão de culpa’ pelo fracasso do seu governo, na gestão das finanças públicas do estado, sem poder atribuir culpa a adversários, pois o PT já governa a Bahia há mais de 13 anos. Deu atestado de incompetência!

  • AS QUENTINHAS ESTÃO DE VOLTA
    10 de maio de 2020 | 14:26

    A CHAPA VAI ESQUENTAR AQUI NO BLOG. A PARTIR DE HOJE, AS QUENTINHA & BOAS ESTÃO DE VOLTA PARA DAR UMA APIMENTADA NA POLÍTICA LOCAL, REGIONAL E ESTADUAL, NESTE ANO DE ELEIÇÕES. ACEITAMOS SUGESTÕES E INFORMAÇÕES ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS NO BLOG, EM QUALQUER MATÉRIA. GARANTIMOS SIGILO ABSOLUTO E PRESERVAREMOS AS FONTES.

    CANDIDATURAS SEM CONSISTÊNCIA

    A chapa vai esquentar para alguns pré-candidatos a prefeito e vereador em Itapetinga, já que o eleitor parece não estar nem aí para as eleições de outubro, nessa época de pandemia de coronavírus. O problema é que o eleitorado não acredita mais na ‘política do ódio’ e quer ouvir as propostas dos candidatos e não o seu repertório de ofensas aos adversários. É hora de botar consistência no discurso.

    GESTÃO DE ZÉ CARLOS FOI PIOR QUE O CORONAVÍRUS

    A desastrada gestão do ex-prefeito Zé Carlos Moura (PT), em Itapetinga, foi pior do que o coronavírus, afetando todos os membros seu grupo, de forma fulminante e letal. Tirando a cachorrada que encheu os bolsos e ainda ostenta uma suspeitíssima riqueza, não restou quase nada.Tem gente no respirador chinês até hoje. Pra não dizer que ninguém escapou, ficou só um ‘tiquinho de nada’.

  • TELÊ DELIVERY
    27 de março de 2020 | 11:52

  • JUNIOR ELETRÔNICA
    26 de novembro de 2019 | 18:22


  • 19 de agosto de 2019 | 18:45


  • 3 de agosto de 2019 | 21:32

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia