A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Aconteceu nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, uma reunião entre o Cesol – Centro Público de Economia Solidária – e os representantes de associações de pequenos produtores. O objetivo primordial da Cesol é alavancar os pequenos comércios, rastreando ferramentas capazes de desenvolver melhor o produto produzido e comercializado em pequena escala. Para isso, o Centro disponibiliza serviços como: estudo de viabilidade econômica, assessoria e orientação para o acesso a crédito e financiamento, assessoria jurídica para legalização de empreendimentos, elaboração de projetos para editais, assessoria de marketing (elaboração de logomarcas, rótulos e estratégias de vendas), além do importante apoio com uma loja física instalada em Vitória da Conquista.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Ao abrir a reunião, o Secretário de Planejamento de Itapetinga, Washington Maciel, explicou que, preocupada com a geração de emprego e renda, a prefeitura vem buscando alternativas para o desenvolvimento econômico nos mais diversos setores do município. Nesse intuito, aconteceu, na semana passada, a primeira reunião entre a secretaria e o Centro Público. Na manhã desta quarta, os representantes do Cesol encontraram-se com os representantes das associações de piscicultura, hortifruti, catadores de material reciclável, costura e artesanato, dentre outras.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Ao falar pelo Centro, Geovani Freitas afirma que eles formam um grupo de assessoria que pretende construir, aqui em Itapetinga e em toda a região Sudoeste, uma agenda para contribuir com esses pequenos negócios que constituem a economia solidária e explicou em que se consiste: “Economia solidária é produzir, vender, comprar e trocar tendo por base a solidariedade e a autogestão”, explicou Geovani. Para ele, todo aquele comércio que se desenvolve, em todas as fases (desde a produção de matéria prima, passando pela confecção até à comercialização), no próprio meio, se dá de forma solidária.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas

A Economia Solidária é um conceito novo para uma prática antiga. Os pequenos comércios locais, quando bem estruturados e organizados, podem transformar vidas. E é isso que busca a Prefeitura Municipal de Itapetinga, através desse diálogo com a Cesol: trazer profissionalização aos pequenos negócios locais e devolver alegria às famílias que, sem uma boa fonte de renda, não podiam sobreviver com dignidade.

O Centro Público de Economia Solidária é um grupo de assessoramento ligado ao Instituto Oficina da Cidadania, sua entidade gestora. O Instituto é seu financiador – os grupos de produtores não pagam nada pelo trabalho de fomento e assessoria recebido – e o responsável por cursos de qualificação profissional, assistência técnica a agricultores e familiares e apoio a cooperativas e assistência técnica a empreendimentos solidários.

A Prefeitura de Itapetinga busca garantir apoio a todo e qualquer empreendimento capaz de gerar renda ao trabalhador e oferecer, assim, uma vida mais digna à população. //Ascom Prefeitura

Compartilhe em suas redes sociais!