fevereiro 2017
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Fiat 0: A união faz a força, vamos tirar esse maluco da presidencia.
  • Anonymous: Na verdade às pessoas vão dá a resposta nas urnas no próximo ano, porque agora quase ninguém tem coragem...
  • anônimo: Misericórdia anônimo acima, quem será o presidente nacional desse partido PSDS, será que vai ser igual o...
  • anônimo: Meu amigo Rivadávia Ferraz, eu sei que você é amigo de Maurício Gomes, por gentileza, peça a ele as fotos da...
  • Anonimo: eu coloquei um comentário o Davi não divulgou esses gloogles que só publica as coisas deles vocês tem que...
  • Filho de Itapetinga: Ué cadê os manifestantes, uma dúzia de pessoas. Hoje o partidarismo está virando uma doença, só...
  • Anônimo: Kkkk, Essa é a verdadeira pesquisa de ibope.
  • SENTIMENTO DE PESAR: Faleceu nesta madrugada, em Itapetinga, a senhora IVONE FERNANDES PIRES irmã do pecuarista...
  • Anonimo: Bolsonaro vai se filiar ao PSDS partido social do satanaz
  • anônimo: Os partidos DEM, PSL e PP, no início deste ano, criticava os partidos PC do B, PSOL, PCB, dizendo que esses...
  • Anônimo: Verbas de emendas parlamentares FEDERAIS. O dep. de Itororó distribuiu barracas de feira no distrito de Rio...
  • Jorge: Grande conquista da gestão, parabéns…
  • Anonymous: Espero que contemple o grotão do Clodoaldo com Otavio camões
  • Iris: O mais hilário nisso tudo é que na gestão do esquecível e incompetente José Carlos Moura,quando do recebimento...
  • Iris: Nossa…que obra de grande porte e importância. Um microônibus… É a importância que Itapetinga tem...
leitores online


ZÉ ELIAS: “REPOSIÇÃO DE JUÍZES NA COMARCA DE ITAPETINGA PRECISA SER PRIORIZADA”

jose-elias

Itapetinga está há mais de 6 meses sem nenhum juiz titular na Comarca, sendo atendida por juízes designados de outras Comarcas. O juiz designado é uma espécie de substituto que vem desprovido de conhecimento da realidade local e dos processos, e por mais boa vontade que tenha, não tem como imprimir um ritmo normal para as demandas que se encontram na Vara por ele assumida.

Nossa cidade vem perdendo importância e prestigio. A Comarca de Itapetinga deveria funcionar com 9 magistrados – como bem lembrou o presidente da OAB, Dr. Fabrício Moreira, no programa Boca do Povo, só que, ao longo do tempo, sempre teve no máximo 4 juízes.

Este déficit de magistrados prejudica a população que tem comprometida sua solicitação de um simples pedido de reconhecimento de paternidade, divórcios, julgamento de heranças, pensões alimentícias, demandas simples e corriqueiras para a população, até julgamentos mais difíceis que necessitam de mais elaboração e precisão judiciária.

A primeira Entrância é aquela de menor porte, com o número de processos menor e pouca importância política e normalmente um único juiz tem condições de dar conta da Comarca. A segunda Entrância ou Entrância intermediária tem um número mais elevado de processos e uma maior importância política. Itapetinga está inserida entre as cidades de segunda Entrância, já que a terceira Entrância ou Entrância especial são instaladas em cidades com mais de 130 mil pessoas.

O travamento judicial também prejudica os profissionais do Direito, que sem o funcionamento normal do judiciário não conseguem trabalhar. As pessoas que contratam os advogados para moverem algum tipo de ação, pressionam por resultados, reclamando do longo tempo para um desfecho da ação, muitas vezes achando que é “corpo mole” do advogado, quando na verdade, os processos não andam por falta de juízes na Comarca.

A cidade está prejudicada com está inusitada situação de termos uma Comarca sem juiz titular. Este assunto precisa ser considerado prioritário pelos lideres do município. Pressão da comunidade e força política dos nossos representantes, talvez seja o remédio para esta grave enfermidade. Do jeito que está não pode continuar.

Por José Elias Ribeiro

4 respostas para “ZÉ ELIAS: “REPOSIÇÃO DE JUÍZES NA COMARCA DE ITAPETINGA PRECISA SER PRIORIZADA””

  • Pio says:

    Colocou o dedo na ferida. Está situação já vem de muito tempo e é uma aberração que só agora repercuti na imprensa.

  • Anônimo says:

    Gente essa cidade está sofrendo vários Vários problemas a falta de juízes é muito grave esse e outros abusos na saúde nos báirros distante sem calçar é que a administração deve procurar sanar a população vem sofrendo a muitos anos foi quem deu a eleição ao nosso prefeito Rodrigo Haje quem espero conversar com o grande secretário Geraldo Trindade que não mecha com esse povo de escola que aproveita o pouquinho de tempo que lhe resta pra agarinhar mais um tostãozinho. Atentem para as precisões da população tem pessoas que cuida de pai ou mãe doente gente o sofrimento que passamos foi grande mudamos pra melhorar nós população esperamos melhora vamos vamos acabar com tanta reclamação que vem do passado queremos elogios buscar sabedoria para atrair os que não foram do nosso lado.

  • Zezé says:

    Parabéns. Tenho um processo que já faz 14 anos sem decisão. Pensei que era culpa do desinteresse do meu advogado por ser uma questão relativamente barata. Agora, lendo sua explicação fiquei um pouco conformada.

  • Anônimo says:

    Realmente, esta questão já é velha, e sua resolução urgente. Também gostaria que fosse feita reportagem sobre o Loteamento Turmalina, cuja a entrega já está bastante atrasada.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia