Vereadores cobram liberação do corpo de “Dona Lita”

Representantes da Câmara Municipal de Itapetinga buscaram, nesta quarta-feira (1º), informações a respeito da liberação do corpo de Nelita de Oliveira Melo, conhecida popularmente como “Dona Lita”. A idosa, que tinha 85 anos, faleceu vítima de incêndio na sua residência em 09 de dezembro de 2016, sete dias após o governador Rui Costa inaugurar a nova sede da Coordenação Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Itapetinga.

À tarde, o presidente da Câmara, Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), e os vereadores Márcio Piu (PSC) e Gilmar Piritiba (PSD) participaram de uma reunião com a coordenadora perita criminal, Dra. Isnara Martins, e conheceram a sede da CRPT. De acordo com ela, a liberação do corpo de “Dona Lita” depende da realização de um exame de DNA, procedimento obrigatório quando não é possível fazer reconhecimento visual.

dona-lita

Segundo a coordenadora, as amostras foram encaminhadas para Salvador em dezembro, mas a coordenação de genética da capital alega a existência de muitos casos semelhantes em uma lista de espera. Dra. Isnara explicou ainda a importância da exigência legal da correta identificação do corpo carbonizado e assegurou que a coordenação fez sua parte e está insistindo para que a liberação ocorra o mais rápido possível.

Com a nova sede da CRPT em Itapetinga, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) passou a oferecer novos serviços que eram feitos em Vitória da Conquista, distante 100 km. São necropsias, exames para identificação de drogas e de carros adulterados.

VEREADORES COBRAM DO DELEGADO ROBERTO JUNIOR

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Pela manhã, o presidente da Câmara, o procurador da Casa Legislativa, Dr. Leandro Bento, e os vereadores Márcio Piu, Romildo Teixeira (PSL) e Gilmar Piritiba visitaram o Complexo Policial de Itapetinga e conversaram com o delegado de polícia Roberto Júnior sobre questões importantes para a segurança pública do município.

O delegado, que tem 13 anos na Polícia, falou sobre as carências do setor, lembrando, por exemplo, que Itapetinga conta apenas com uma delegacia e precisa aumentar o número de investigadores. Sobre a liberação do corpo de “Dona Lita”, ele deu algumas orientações aos parlamentares e esclareceu que a questão não é de sua competência, mas demonstrou estar sensível à dor da família.

Tarugão também enviou ofício ao secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, solicitando informações e cobrando providências para que a liberação do corpo de “Dona Lita” possa ser realizada rapidamente. “É o mínimo que podemos fazer para tentar amenizar a dor dessa família”, afirmou. //Ascom Câmara

Compartilhe em suas redes sociais!