globo_rural_1

Depois de ter sido objeto de uma reportagem do programa Globo Rural, que mostrou para todo o Brasil a dura realidade da seca que se abateu sobre a região, Itapetinga voltou a ser destaque, neste domingo, quando o programa global mostrou, em uma bela reportagem a criatividade de produtores rurais do município, que investiram na produção da ‘palma forrageira’ como alternativa de alimento para o gado, prática tradicional em toda a região Nordeste, porém desenvolvida de maneira inédita na região agropastoril de Itapetinga.

globo-rural-1

Na experiência desenvolvida na região Sudoeste, um grupo de criadores oferece a palma aos animais de um jeito diferente do tradicional, diretamente na lavoura, método que começa a ganhar espaço numa região que tradicionalmente não enfrenta longos períodos de estiagem. Mas 2016 está fechando com umas piores secas da história no sudoeste da Bahia. // Por Davi Ferraz

Para incentivar os criadores a buscar uma alternativa de comida para os animais, o zootecnista e produtor de leite, Luciano Almeida, fez na sua fazenda um projeto experimental para o cultivo da palma. Luciano é instrutor do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e também dá assistência a Cooperativa dos Produtores de Leite (COOLEITE), em Itapetinga. Veja vídeo:

Compartilhe em suas redes sociais!