jose-elias

A mudança da lei eleitoral foi uma tentativa de diminuir o custo das campanhas eleitorais e inibir a força do poder econômico na definição do voto. Apesar dos escassos recursos disponíveis – é só olhar na prestação de contas ao TRE na internet, temos assistido, movimentações politicas irrigadas com muito dinheiro.

Nas caminhadas, pessoas são contratadas para fazerem o percurso portando bandeiras, farta distribuição de cerveja na antecedência e durante o movimento, paredões de som alugados para o evento, são costumeiramente colocados em ação por nossos candidatos, na ilusão de que colocando muita gente nas ruas e fazendo muita festa, estariam dando demonstração de viabilidade eleitoral.

Será que, quem recebe 20 reais para levar uma bandeira em uma caminhada não comenta com a família e amigos de que recebeu dinheiro para participar do evento? É provável que sim. Neste caso, a suposta vantagem eleitoral desaparece, pois o povo começa a perceber que determinado candidato só consegue aglomerar pessoas com o fornecimento de vantagens que a lei proíbe.

Pesquisas oficiosas são realizadas toda semana para monitoramento do eleitorado e todos os candidatos recebem informações das cúpulas partidárias estaduais sobre o desempenho eleitoral de cada um. Estas informações são preciosas para possibilitar aos candidatos ter contato com a realidade do momento e realizar correções possíveis nas campanhas.

É crível acreditar que exista uma faixa de eleitores indecisos muito pequena e não serão influenciados por métodos ultrapassados de cooptação.

As mídias sociais provocaram verdadeira revolução nas relações pessoais e ao mesmo tempo colocou o homem em contato direto e interrupto com a informação, o que possibilita qualquer cidadão minimamente inconformado com a violação da lei eleitoral possa filmar e gravar algum ato ilegal e jogar na rede.  

Por José Elias Ribeiro

Compartilhe em suas redes sociais!