RO DRO EM BRASILIA

Com o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, na manhã desta terça-feira em Brasília, o candidato a prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, acompanhado do deputado federal Lúcia Vieira Lima, e do suplente de deputado estadual e também candidato a prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão, teve a oportunidade de falar sobre o estado de emergência por que passa a região agropastoril de Itapetinga devido à seca que assola toda a região, desabastecendo importantes áreas de pecuária.

“O ministro Barbalho se disse sensibilizado com a atual situação, afirmou que tem acompanhado as notícias sobre a seca e que seu Ministério está à disposição para colaborar para que o abastecimento se restabeleça. Tratamos de abastecimento de água para a pecuária e comentamos ainda sobre a necessidade de voltarmos a cuidar da drenagem do município de Itapetinga, que nesses quase oito anos ficou totalmente comprometido”, disse Rodrigo Hagge.

Antes mesmo de ser eleito, o jovem Rodrigo Hagge já demonstra preocupação com sua cidade e região, tendo solicitado ainda ao ministro da Integração Nacional que Itapetinga seja incluída no Plano Nacional de Enfrentamento ao Colapso de Água, que atinge centenas de municípios brasileiros.

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 6, em Brasília, com a presença do deputado federal Lúcio Vieira Lima, que já havia encaminhado ofício à pasta da Integração Nacional no dia 30 de agosto solicitando a inclusão da cidade, bem como de Vitória da Conquista, no programa emergencial.

Buscando soluções

Com o intuito de identificar os municípios em risco de crise de abastecimento de água, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reuniu nesta segunda-feira (05) o Grupo de Trabalho Interministerial para buscar soluções que minimizem, com a implementação de ações, os efeitos da seca em áreas urbanas. A Portaria de criação do GT foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. “O objetivo do Grupo de Trabalho é projetar e direcionar ações adequadas, sejam estruturantes ou emergenciais, para atender as necessidades das populações situadas em regiões que sofrem com os efeitos da seca e estiagem no país”, destacou o ministro. Ascom RR

Compartilhe em suas redes sociais!