jose elias

A definição da chapa do PMDB-DEM, com Rodrigo e Renan, foi anunciada no momento em que as cúpulas partidárias combinaram que uma pesquisa resolveria o problema que não foram capazes de resolver numa mesa de negociação. O ex-prefeito Michel mantém em completa fidelidade um grupo de seguidores que fariam a balança pender para Rodrigo, apesar do esforço pessoal e do entusiasmo dos correligionários de Renan.

Ao aceitar o resultado da pesquisa e declarar apoio para Rodrigo, Renan modifica o comportamento adotado na eleição passada quando não participou da campanha de Dr. Arnaldo por ter sido preterido na definição do candidato que seria apoiado pelo grupo de Zé Otávio.

Outra definição de candidatura se deu no grupo situacionista, com Léo Matos aceitando compor chapa com Tiquinho. Pesou decisivamente para está composição o fato de Antônio Brito desistir de ser candidato em Jequié e incentivar Léo Matos para colocar seu nome no jogo.

As duas definições marcantes desta semana foram previstas com antecedência por artigos aqui postados. Ao analisar política é preciso deixar de lado predileções e rejeições, obter boas fontes, examinar todos os cenários e as possibilidades dos atores envolvidos e o histórico eleitoral do município.

Esfriados os ânimos da oposição e da situação com a definição dos candidatos, é necessário continuar no campo em busca de mais apoios. Para Rodrigo e Renan, ainda existe a possibilidade de engajar o grupo que apóia Adriano. Para Tiquinho e Léo, existe possibilidade de negociar com Sibele e voltar a contar com o apoio do PT.

Está definido que a chapa Rodrigo e Renan representa a oposição no plano municipal e estadual e que a chapa Tiquinho e Léo Matos representa a situação no plano municipal e estadual.

Por José Elias Ribeiro

Compartilhe em suas redes sociais!