lixo 1

Com a paralisação da coleta de lixo pelos empregados da empresa terceirizada Vita Ambiental, a Secretaria de Serviços Públicos de Itapetinga recorreu ao que há de mais arcaico, inadequado e perigoso, para não deixar a cidade totalmente suja: recolher lixo, inclusive hospitalar, em caminhões caçambas abertos e garis sem os equipamento de segurança exigidos exigidos por lei.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos, os resíduos sólidos (lixo) não podem ser coletados em caçambas, por não apresentarem coletor de chorume e aumenta o risco de contaminação do meio ambiente e das pessoas. Os Funcionários podem ser contaminados por falta de macacões, botas e luvas, e pela exposição ao material, além do risco de sofrerem acidentes com material perfurocortantes, seringas, vidros e espetinhos.

lixo 2

Com a coleta nessas condições, além de atentar contra a saúde dos trabalhadores, a prefeitura também está cometendo crise ambiental, o que deverá ser denunciado às autoridades competentes e ao Ministério Público do Trabalho. Vale lembrar que o prefeito Zé Carlos já recebeu multas pesadas por esse mesmo motivo e por abandono do aterro sanitário.

Melhor medida seria negociar com a empresa terceirizada uma forma de quitar as parcelas atrasadas do contrato, o que normalizaria de vez o problema das paralisações na coleta de lixo, que se repete periodicamente, por absoluta culpa e incompetência do prefeito e seu secretário de finanças, que não paga ninguém.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!